Os espaços públicos desempenham papeis importantes, e sua preservação e gestão são essenciais para atender bem a comunidade, trabalho que é realizado cotidianamente pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Para garantir que esses locais cumpram sua função de forma satisfatória, a Emsurb promove intervenções diárias de limpeza, manutenção e recuperação. Nesta quarta-feira, 13, por exemplo, foi iniciado um mutirão de poda de árvores no calçadão Genelício Barreto, localizado no bairro Farolândia. Popularmente conhecido como calçadão da Beira Mar, esse espaço é frequentado diariamente por corredores e ciclistas.
A intervenção, que se estende do Terminal Atalaia até a ponte da Coroa do Meio, visa melhorar a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam, diariamente, essa que é uma das extensões urbanas mais movimentadas da cidade. “A manutenção, realizada por equipes especializadas, é essencial para a circulação livre de pessoas e para a preservação do espaço urbano. Essa extensão é utilizada por centenas de pessoas para a prática esportiva e lazer, além de ser utilizada por trabalhadores que se deslocam de bicicleta para seus trabalhos e lares. Esse mutirão de poda de árvores é fundamental para a tranquilidade de todos”, afirma o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.
A operação de poda no calçadão Genelício Barreto durará uma semana e está sendo efetivada por cinco equipes: duas atuam no solo, cada uma formada por um cabo de turma e cinco podadores; duas em caminhão pesado, compostas por operadores e motoristas; e uma quinta equipe responsável pelo recolhimento dos galhos após a poda.
Segundo o Gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Aurélio Aragão Souza, todas as equipes de poda estão envolvidas na ação. “A poda preventiva está sendo necessária devido ao crescimento excessivo dos arbustos, que passaram pelo calçadão e pela ciclovia, representando um risco para os usuários. Os galhos de tais árvores podem causar acidentes entre ciclistas, que por vezes são surpreendidos”, explica Aurélio, enfatizando a importância dessa medida para a segurança e o bem-estar dos frequentadores.
A ação desenvolvida reflete outro aspecto fundamental da razão de ser, missão e norte da Emsurb que é o de garantir acessibilidade ao espaço público. Com o mutirão de podação, os frequentadores podem transitar sem a preocupação de ter que se desviar de galhos que invadem a ciclovia e áreas de caminhada.
“A poda está sendo feita para deixar tudo certo e garantir que todos possam usar o espaço de maneira segura. É um esforço contínuo da Emsurb para garantir à sociedade áreas públicas de lazer e esporte, incentivando o uso saudável dos espaços urbanos de nossa Aracaju”, afirma Bruno.