Aracaju recebe Prêmio Nacional pelas ações no combate ao Aedes aegypti

Saúde
18/11/2024 14h24
Início > Noticias > 107635

Aracaju foi reconhecida nacionalmente pelo trabalho no controle do mosquito Aedes aegypti realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Entre os dias 12 e 14 de novembro, a cidade foi premiada na 19ª Mostra Brasil Tem SUS, evento organizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Como prêmio, será produzido e gravado, em Aracaju,um  webdocumentário para compartilhar com outras cidades do Brasil as boas práticas adotadas no combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O documentário irá registrar todas as estratégias de sucesso da capital, incluindo as visitas domiciliares dos agentes de endemias, os mutirões de limpeza, as campanhas de conscientização e o monitoramento constante dos focos do mosquito.

"É com muita felicidade que trazemos essa excelente notícia para a população de Aracaju. Em maio deste ano, nossa cidade ficou em segundo lugar na seletiva estadual e agora fomos reconhecidos no evento nacional. O prêmio representa o reconhecimento do nosso esforço conjunto no controle do Aedes, e isso é motivo de muito orgulho para todos nós", destacou Taise Cavalcante, Diretora de Vigilância e Atenção à Saúde de Aracaju e co-autora do trabalho premiado. O trabalho foi de autoria da ex-secretária da SMS, Waneska Barboza, e também teve como co-autor o gerente do programa de Controle do Aedes, Jeferson Santana.

Taíse ainda enfatizou a importância desse reconhecimento. "Este prêmio tem um valor imenso para a nossa cidade, pois reflete a excelência do trabalho realizado ao longo dos últimos anos. O webdoc vai mostrar a experiência de Aracaju para outras cidades, com o objetivo de que possam adotar estratégias semelhantes e também obter bons resultados no controle do mosquito", completou.

Menor Índice em 21 Anos

O prêmio recebido na Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS” coincide com um momento de grande êxito no combate ao Aedes aegypti em Aracaju. O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, realizado entre os dias 4 e 8 de novembro, registrou o menor índice de infestação dos últimos 21 anos: apenas 0,6%, considerado de baixo risco para surtos de doenças transmitidas pelo mosquito. Esse resultado positivo foi comemorado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que ressaltou a importância da colaboração da população aracajuana.

"Nosso reconhecimento nacional vem reforçar o trabalho contínuo de prevenção e conscientização, que é fundamental para manter os baixos índices de infestação. A atuação dos agentes de endemias, o engajamento da comunidade e as ações de limpeza e controle têm garantido que Aracaju se mantenha entre as cidades com os menores índices do Brasil", afirmou o prefeito.

Com o prêmio e o excelente resultado no LIRAa, Aracaju se mantém como um exemplo para outras cidades na luta contra o Aedes aegypti, comprovando que ações eficazes e a colaboração entre gestão pública e sociedade podem gerar grandes resultados na promoção da saúde pública.