Prefeitura alerta sobre cuidados e serviços para a saúde bucal infantil

Saúde
19/11/2024 15h40
Início > Noticias > 107646

Diferente do que muitos imaginam, os cuidados com a saúde bucal devem começar antes mesmo do nascimento do primeiro dente de leite. Para orientar e informar a população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça os cuidados essenciais e os serviços de saúde bucal infantil disponíveis desde os primeiros meses de vida.

A recomendação é que, durante o pré-natal, a gestante procure a Unidade de Saúde da Família (USF) para receber orientação odontológica e o acompanhamento adequado. Coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Gilmara Barreto destaca a importância dessa fase inicial.

"Desde antes do nascimento da criança, o cuidado com a saúde bucal deve começar com a mãe, por meio do Pré-Natal Odontológico. É fundamental que as gestantes procurem as Unidades de Saúde da Família (USFs) para receber orientações adequadas. Quanto mais cedo houver a procura por um profissional, melhor será o desenvolvimento da criança e maiores as chances de evitar hábitos prejudiciais à saúde bucal dos pequenos", afirma Gilmara.

Em Aracaju, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diversos serviços voltados para a saúde bucal infantil. A coordenadora explica que esses atendimentos estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e no Centro de Especialidades Médicas da Criança (Cemca), que funciona anexo ao Cemar Siqueira Campos.

"Nas Unidades de Saúde da Família, oferecemos serviços clínicos como consultas, profilaxia, raspagem, restauração e extração dentária. O Centro de Especialidades Odontológicas atende crianças com necessidades especiais, a partir de encaminhamento realizado pelo cirurgião-dentista da USF e agendados pela Regulação. No CEO, também funcionamos com a urgência odontológica, que atende na modalidade porta aberta de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e 24h aos finais de semana e feriados. Além disso, no Centro de Especialidades Médicas da Criança, as crianças são atendidas por meio de encaminhamentos das USFs, com agendamento via setor de Regulação da SMS", explica Gilmara.

A visita regular ao dentista é importante, mas os cuidados com a higiene bucal do bebê devem ser iniciados logo após o aparecimento do primeiro dente de leite. Se a criança estiver sendo amamentada exclusivamente, não há necessidade de higienizar a boca antes disso. No entanto, caso não seja possível o aleitamento materno exclusivo, a higiene deve ser feita de forma simples, com gaze e água filtrada ou aquecida, removendo o excesso de leite.

Após o surgimento do primeiro dentinho, é fundamental utilizar uma escova dental apropriada para a idade e creme dental com flúor. A frequência das visitas ao dentista pode variar conforme a saúde bucal de cada criança. Algumas crianças podem precisar de acompanhamento anual, outras a cada três meses ou seis meses, dependendo do risco de desenvolver cáries ou outras condições dentárias.