Prefeito Edvaldo inaugura praça Antônio Newton Menezes Porto no Jabotiana

Agência Aracaju de Notícias
12/07/2024 18h34
Início > Noticias > 107666

O prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou, nesta sexta-feira, 12, a praça Antônio Newton Menezes Porto, no bairro Jabotiana. O mais novo espaço de lazer da capital sergipana, localizado entre as ruas João Gêniton da Costa e Nourival da Silva, conta com uma área de 17 mil m², o que faz dela uma das maiores praças da cidade. Para a obra, foram investidos mais de R$ 2,9 milhões, recursos oriundos do financiamento da Prefeitura de Aracaju com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além da construção da praça, a gestão municipal investiu também nas adjacências dela, com o recapeamento e pavimentação de ruas que ficam naquela proximidade.

Recebido pelos moradores da região que desfrutavam da novidade, o prefeito destacou a importância do novo dispositivo público que atende aos anseios da comunidade e contou como a nova praça se trata de um local importante para quem vive nessa área de condomínios do bairro.

“É uma praça esperada e sonhada pelos moradores, que foi muito cobrada pela comunidade que, inclusive, participou ativamente da elaboração do projeto. Esse também era um desejo pessoal meu que hoje pude realizar. Trata-se de uma região bastante habitada da cidade e que antes tinha esse espaço que era um terreno baldio que desvalorizava a região. Essa obra levanta a autoestima dos moradores e traz orgulho pelo local onde moram. Conseguimos recursos com o BID e fizemos essa praça moderna, que tem todos os aparelhos para beneficiar as pessoas de todas as idades, com uma ampla área verde. Agora, essa praça será um local de encontro, pois ela é cercada de prédios e condomínios. Estou muito feliz, porque sei a importância que o equipamento tem para a comunidade”, afirmou.

A construção da praça Antônio Newton Menezes Porto contemplou passeios, bancos e mesas em concreto; pergolado; parque infantil com balanços, gangorras, escadas de cilindro, gira-gira e escorregadeira com acessibilidade; espaço pet; equipamento de ginástica ao ar livre; amplo estacionamento. Além disso, a pedido da própria população, a Prefeitura destinou um espaço do local exclusivamente para o comércio em food trucks, atividade bastante realizada na região. No local, também foi erguido um novo posto policial e foram instaladas lâmpadas de LED, adequando a praça ao moderno parque de iluminação pública da cidade.

No processo de elaboração do projeto, a comunidade participou de forma significativa através de reuniões e diálogo contínuo com a gestão, como explicou o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.

“Esta é a primeira praça que a Prefeitura faz com um espaço para food truck, porque a comunidade dessa região tem pouco comércio. A presença desses espaços já é tradicional por aqui. Na época da construção da praça, tivemos diálogos com os moradores. Além disso, essa praça não possui quadra, o que foi também um pedido dos moradores, por se tratar de uma área que tem condomínios que já possuem esse tipo de espaço. Construímos também um pet place, que poucas praças da cidades têm. Enfim, essa obra foi feita após muito diálogo com a população, ouvindo as demandas dos moradores dessa área, buscando agradar todo o público que vai aproveitar bastante desta nova área de lazer”, declarou.

Lazer, esporte e sociabilidade

A vice-presidente do Conjunto Residencial Celuta Porto, Maria José da Silva, afirmou que a obra é um presente para a comunidade e ressaltou a importância de que todos os moradores tenham consciência para manter o espaço sempre preservado.

“Eu fui uma das moradoras que mais lutou por essa praça. Tivemos várias reuniões que culminaram nessa linda praça entregue hoje. Agora temos um espaço de qualidade para todos os moradores. Sou muito grata à gestão municipal por entregar hoje pra gente esse presente a agora resta a todos nós cuidar bastante dela, para não deixar estragar. A Prefeitura trabalhou para construir, tem que fazer a manutenção, mas também é importante que todos aqueles que vão utilizar ela cuidem muito bem”, disse.

A mais nova praça do bairro Jabotiana era uma demanda antiga dos moradores que moram nessa região. Agora, o espaço onde anteriormente era apenas um terreno baldio, se tornou um novo espaço de convívio, para a realização de práticas esportivas e para as crianças brincarem. Todos aqueles que vivem nas proximidades dela contam como a novidade vai mudar de forma positiva a rotina diária.

“O que eu mais sentia falta aqui era de um espaço para a prática de atividade física. A gente queria caminhar, correr em uma estrutura boa para isso, mas não tínhamos. Precisávamos também de infraestrutura para as crianças brincarem, e agora fomos contemplados com tudo isso. Essa praça, com certeza, é um espaço que vai ser muito bem utilizado por todos os moradores daqui. Vamos aproveitar bastante”, conta a fisioterapeuta Alioche Teixeira.

O advogado Silvio Romero, que mora há 14 anos no Jabotiana, lembrou como era o local antes da Prefeitura realizar a intervenção urbanística que resultou na praça com área de lazer completa para as famílias que vivem nessa conjunto residencial.

“Antes, quando aqui era tomado por mato, colocavam até cavalos. Era um cenário incompatível com o crescimento que estava tendo nesta região. Por mais que as pessoas tentassem cortar o mato, plantar árvores e tomar outras iniciativas, aqui tinha um aspecto muito negativo e ruim pra gente. Então essa obra só veio a dar um upgrade. Deixou tudo muito lindo e digno aqui para todos os moradores. Eminentemente essa é uma área residencial, por isso a gente sentia muita falta de um espaço como esse. O que mais me chamou atenção aqui foi o espaço para as crianças e toda essa área disponível para caminhada e corrida, que as pessoas costumam fazer muito por aqui”, declarou.