Chuvas: Prefeitura reforça monitoramento e limpeza de canais em Aracaju

Serviços Urbanos
26/11/2024 08h30
Início > Noticias > 107739

Com as chuvas que atingiram a capital sergipana durante a madrugada desta terça-feira, 26, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mobilizou equipes para atuar nas ações de monitoramento de canais em vários pontos da cidade. A atividade foi reforçada em razão do acumulado que, de acordo com a Secretaria da Defesa Social e Cidadania (Semdec), registraram 40 milímetros nas primeiras oito horas do dia, com base em dados coletados por meio do sistema ClimAju.

Logo cedo, técnicos da empresa municipal realizaram a vistoria em canais da região central e das zonas Norte e Sul, onde avaliaram o escoamento das águas pluviais, sobretudo daqueles situados em locais mais vulneráveis, a exemplo dos conjuntos JK, Santa Lúcia, Médici, Largo da Aparecida, e avenidas Airton Teles e Anísio Azevedo.

“O monitoramento acompanha, inclusive, os serviços de limpeza executados através dos
métodos manual, mecanizado, por barragem móvel ou ainda, com o uso da tela de contenção, que otimiza a remoção do lixo, que, se não recolhido, pode obstruir as entradas das galerias”, explicou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Esse trabalho faz parte do plano de contingência, adotado pela administração municipal, para evitar ou inibir situações de alagamentos e transbordamento de canais. Deste modo, as ações preventivas de limpeza terão continuidade, bem como o atendimento às demandas que possam surgir em decorrência da chuva.

“Seguimos em alerta e integrados aos demais órgãos municipais para minorar  eventuais transtornos à população, no caso das chuvas persistirem no decorrer dos dias. Continuaremos, inclusive, reforçando a limpeza em bueiros para otimizar a fluidez das águas nas ruas e avenidas”, reiterou Bruno.

Limpeza
Conforme a programação operacional desta terça-feira, estão sendo realizados os serviços de limpeza em canais que cortam os bairros 18 do Forte, Aruana (Res. Costa Nova), Olaria (rua Jânio Quadros e canaletas do São Carlos), Jabotiana (Largo da Aparecida), Bairro Capucho (terreno da av. Marechal Rondon) e Santa Maria (canal da rua Rosa Azul).