Gestores da Saúde de Aracaju recebem representantes do projeto CardioAju

Saúde
26/11/2024 15h17
Início > Notícias > Gestores da Saúde de Aracaju recebem representantes do projeto CardioAju

Com o objetivo de transformar a saúde cardiovascular da população e fortalecer a Atenção Primária à Saúde em Aracaju, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), reuniu-se nesta terça-feira, 26, com representantes da Novartis Foundation e da SwissRe Foundation. O encontro, que contou com a Beneficência Portuguesa de São Paulo como implementadora, teve como foco apresentar os resultados do projeto CardioAju, desenvolvido na capital.

De acordo com Taise Cavalcante, diretora de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, o projeto foi implementado em 25 Unidades de Saúde e 17 Polos da Academia da Cidade (PAC), levando ações de conscientização e prevenção.

“Este projeto reforça estratégias de rastreamento, controle, tratamento e prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), contribuindo para a redução de complicações e mortes associadas a essas condições. Além disso, o encontro serviu para alinhar a celebração das narrativas de sucesso do CardioAju, que serão apresentadas nesta quarta-feira, 27, em sessões no auditório da Saúde de Aracaju,” destacou Taise.

O que é o CardioAju
O projeto surgiu para enfrentar os desafios das Unidades de Saúde da Família (USFs) e do PAC, com base em quatro pilares estratégicos: gestão do processo de cuidado, busca ativa, cuidado integrado e plano de autocuidado.

Segundo Yara Baxter, representante da Fundação Novartis no Brasil, o CardioAju está em desenvolvimento há nove meses em Aracaju com foco no rastreamento, diagnóstico, tratamento e controle de fatores de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão e diabetes. O objetivo é reduzir a mortalidade e morbidade relacionadas a essas condições.

“O projeto trabalha com dados, informações e planejamento baseados em evidências, rastreamento de pessoas com fatores de risco e pactuação de planos de autocuidado. Ele também fortalece as equipes de saúde para diagnosticar e acompanhar os pacientes de forma efetiva,” explicou Yara.

Como parte das estratégias de busca ativa e autocuidado, foi implementado o Cantinho CardioAju, uma estrutura portátil e adaptável para identificar pacientes com fatores de risco.
“O Cantinho pode ser usado dentro das unidades de saúde ou em eventos externos. Nele, profissionais verificam pressão arterial, peso, altura, IMC e circunferência abdominal, oferecendo informações à população maior de 18 anos sobre seu estado de saúde,” acrescentou Yara.

Participantes da reunião
O encontro contou com a presença do chefe de gabinete Vitor Alpiano, representando o secretário de Saúde; da diretora de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Taise Cavalcante; da coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Anne Sousa; das referências técnicas Lucimara Santos e Vanessa Barreto; da assessora Vanessa Duarte; da representante da Fundação Novartis, Yara Baxter; da coordenadora do projeto CardioAju, Mariana Silveira; e de Giovanna Fernandes, líder do Pilar de Sustentabilidade e Expansão do projeto