O prefeito Edvaldo Nogueira realizou a entrega de mais 772 notebooks do programa Escola Tech, nesta quarta-feira, 27, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos. Com mais esta entrega, o programa, que tem proporcionado inclusão digital para os alunos da rede municipal de ensino, totaliza mais de 18 mil estudantes beneficiados, de 37 escolas municipais. O Escola Tech, lançado no começo deste ano, está equipando todas as escolas do município com ferramentas tecnológicas, possibilitando a melhora no ensino-aprendizagem, além de ampliar ainda mais a segurança nas unidades.
“Hoje, com a entrega de mais 772 notebooks, demos continuidade a um avanço que tem transformado a educação de Aracaju. O programa Escola Tech está garantindo aos alunos a oportunidade de ampliar o aprendizado em sala de aula. A entrega desses equipamentos, atrelado à presença das lousas digitais em sala de aula e de todo o aparato tecnológico, amplia as possibilidades de ensino. Com esse pacote de iniciativas estamos transformando a realidade de inúmeras famílias e democratizando a educação. Sinto muito orgulho deste projeto”, destacou.
O secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, explicou como o pacote tecnológico garante a melhoria do aprendizado dos alunos.“Através do Escola Tech proporcionamos soluções tecnológicas que dinamizam o ensino em sala de aula. Além dos notebooks educacionais, o programa conta com a instalação de displays interativos, com conteúdos embarcados. Temos também o reconhecimento facial dos estudantes, que substitui a chamada oral; a instalação de câmeras de identificação facial; e um sistema de inteligência artificial, que tem nos ajudado a elevar o nível de aprendizagem dos alunos. Esta é uma revolução na educação da capital”, detalhou.
O programa Escola Tech contempla todos os alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, matriculados na rede municipal de Aracaju. Até o momento, 37 escolas foram beneficiadas. Além da distribuição de notebooks, a iniciativa conta com a instalação de chamadas eletrônicas, em substituição à convencional, sistemas de reconhecimento facial, entre outras tecnologias voltadas para a segurança dos alunos.