O Centro-Dia para Pessoa Idosa Margarida Ribeiro, equipamento socioassistencial recém-inaugurado pela Prefeitura de Aracaju no bairro José Conrado de Araújo, visa atender idosos em situação de vulnerabilidade social e risco, oferecendo acolhimento, cuidados e atividades que buscam melhorar a qualidade de vida dessa população.
Com oferta de serviços de média complexidade, o Centro-Dia foi planejado para acolher aqueles que necessitam de proteção especial, incluindo pessoas que tenham sofrido violações de direitos. Muitos dos idosos que passam a ser atendidos por este novo equipamento socioassistencial já frequentam as atividades oferecidas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Professor Gonçalo Rollemberg Leite, no mesmo bairro, a exemplo de Maria Lúcia Santos da Silva, de 81 anos.
Para ela, o Centro-Dia, assim como o Cras, vai lhe possibilitar manter a rotina de atividades junto às colegas. "Aqui nesse novo Centro-Dia a gente vai ter diversas distrações, nós vamos ter um lugar para ir, em vez de ficar apenas em casa sem fazer nada. Eu gosto das diversas atividades que a gente faz aqui, como ginástica e artesanato", diz.
Lindaura dos Santos, de 84 anos, também demonstra entusiasmo com o novo equipamento da Assistência Social de Aracaju. "Eu gosto muito de dançar e de me exercitar no Cras. Minha vida melhorou muito depois que passei a frequentar, então eu acho que o Centro-Dia será um lugar ótimo, porque aqui a gente vai fazer atividades físicas, eu vou poder me reunir com outras pessoas e socializar. Isso é muito importante para o idoso, que não tem que ficar só em casa, tem que se movimentar", afirma.
Opinião semelhante tem Maria Vilma Bezerra, de 64 anos, que destaca a importância do novo centro de referência para pessoa idosa. "Comecei a frequentar o Cras neste ano, e agora, com o Centro-Dia, nós temos um espaço renovado do qual estávamos precisando muito. Vamos ter atividades físicas, artesanato, entre outras atividades. É importante a gente ter um local para a convivência com as pessoas", afirmou.
Jelson Miranda de Souza, 76 anos, também ressalta sua expectativa positiva para o novo centro. "Eu sempre frequentei o Cras e gostei muito das atividades. Agora, com o Centro-Dia, vamos ter mais espaço para socializar e fazer atividades que ajudam a gente a se manter bem. Eu gosto muito de caminhar e de conversar com os amigos. Tenho certeza de que será um lugar bom para todos nós", conta.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Maria José Silva Matos, também faz questão de expressar sua satisfação com a inauguração da nova unidade municipal. “Eu vejo como um momento histórico aqui em Aracaju, e em Sergipe. Esse Centro-Dia é um anseio de todos nós. Esse é um espaço onde nossos idosos vão vivenciar os seus dias, onde nós vamos ter menos doenças, mais vivência intergeracional. Dentro desse espaço existe classe, criatividade, saúde e toda uma acolhida com muito amor", pontua.
Centro-Dia
A construção do Centro-Dia para Pessoa Idosa Margarida Ribeiro representa um investimento superior a R$ 1,9 milhão, e é uma contrapartida do município ao financiamento realizado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O Centro-Dia será fundamental para a população idosa em acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), oferecido pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
Além de promover a convivência social, o Centro-Dia oferecerá cuidados personalizados, com atividades como convivência grupal, atividades físicas, artesanato e apoio aos cuidadores familiares. O local também proporcionará acesso a tecnologias assistivas, que ajudam na autonomia e bem-estar dos idosos.
A estrutura do Centro-Dia conta com uma recepção, almoxarifado, administração, além de um espaço multiuso, refeitório, cozinha, despensa e depósito. O local também disponibiliza espaços de atendimento individual e coletivo, uma academia ao ar livre e uma quadra poliesportiva, oferecendo um ambiente completo para a realização de atividades físicas e recreativas.