População aracajuana elogia e aprova reestruturação da avenida Tancredo Neves

Agência Aracaju de Notícias
10/12/2024 09h30
Início > Notícias > População aracajuana elogia e aprova reestruturação da avenida Tancredo Neves

Quem trafega pela avenida Tancredo Neves, uma das principais e mais extensa vias da capital sergipana, sente o impacto da verdadeira mudança ocorrida no local, após a grande obra de reestruturação realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). A intervenção faz parte de um amplo projeto de mobilidade urbana elaborado pela atual gestão, garantindo à população uma circulação mais segura e fluida. A obra foi entregue pelo prefeito Edvaldo Nogueira no início deste mês, e contou com a presença marcante dos aracajuanos, que não pouparam elogios à transformação da via.

Fruto de um investimento superior a R$ 26 milhões, a revitalização da avenida foi executada com recursos do Tesouro Municipal, como contrapartida ao financiamento de R$500 milhões, contratado junto ao Novo Banco do Desenvolvimento para a execução do programa "Aracaju Cidade do Futuro". O investimento foi direcionado para o recapeamento asfáltico dos dois sentidos da via; a recuperação da rede de drenagem pluvial; a reconstrução dos passeios em concreto; a reforma e ampliação das ciclovias; a instalação de 24 novos abrigos de ônibus na avenida, além da implantação de sinalização viária e acessibilidade. Todo o pavimento antigo da via foi fresado e uma nova camada foi aplicada, com espessura de 6cm nas faixas da esquerda e centrais, e de 10cm nas faixas da direita, destinadas ao trafego de veículos pesados.

Representando a Associação das Pessoas com Deficiência de Sergipe (APcD+SE), Luiz Carlos da Silva disse que a inauguração da reestruturação da avenida Tancredo Neves foi um momento ímpar, principalmente por ter acontecido no dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

“Ver essa avenida revitalizada e com acessibilidade, onde um cadeirante, por exemplo, pode ir e vir de forma tranquila, é muito bom. Para mim, é um orgulho muito grande ver se concretizando a luta de mais de 20 anos. Fui convidado para fiscalizar essa obra, do ponto de vista da acessibilidade, e tudo foi feito conforme manda a norma brasileira 9050. Isso é muito positivo do ponto de vista arquitetônico e mostra que a gestão está preocupada em garantir os direitos dessa população”, afirma.

O motorista Renato Góes, que circula pela via com frequência, também elogiou a reestruturação da avenida. "A obra está super aprovada. Ficou bem sinalizada, o asfalto está muito bom, a diferença é grande. Além disso, não tinha calçada, a ciclovia estava precisando de reparos, então nos deixa muito felizes. Além disso, ficou muito mais fácil acessar os comércios aqui da região. Tivemos o IronMan recentemente e vi muita gente de fora elogiando nossa cidade, de fato ficou até mais bonita”, declara.

Natural de Santos (SP), Luciana de Oliveira, 64 anos, diz que acompanhou a transformação pela qual Aracaju vem passando ao longo dos últimos anos. “Eu vim morar na capital sergipana há mais de 20 anos, sou aracajuana de coração, e posso dizer que a cidade mudou completamente. Essa que é uma das principais avenidas da cidade é outra coisa, tem mais sinalizações, mais faixas de pedestres, os buracos foram tapados. Tudo isso garante a nossa segurança e agiliza o trânsito também”, completa.

O empresário Elton Soares, que trafega pela avenida cotidianamente, considera a conclusão da obra como "um grande avanço". "Ficou muito bom. Passo pela avenida todos os dias e pude acompanhar o rápido andamento da obra. Era uma via muito esburacada, sem sinalização, então mudou completamente", disse.

Para o empresário Eduardo Seixas, 36 anos, investir na reestruturação da avenida Tancredo Neves foi totalmente necessário e positivo. “Essa foi uma ótima iniciativa da Prefeitura de Aracaju. Passo aqui com uma certa frequência e lembro como estava antes. Agora, temos os passeios e as sinalizações, a ciclovia foi reformada. Foi uma mudança importante e significativa”, diz.