Conselho Municipal de Educação homenageia secretário municipal e professores da rede

Educação
04/12/2024 21h12
Início > Noticias > 107853

Nesta quarta-feira, 4, o Conselho Municipal de Educação (Conmea) realizou uma solenidade para homenagear os profissionais que compõem a rede de ensino de Aracaju, concedendo o título de conselheiro honorário e moções de congratulação que reconhecem os serviços prestados à Educação durante o ano de 2024. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória e elegeu o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, como Conselheiro Honorário 2024, destacando sua relevante contribuição para o ensino público da capital. Já as moções de congratulação foram direcionadas a três professoras da rede, também servidoras da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

Emocionado com a homenagem, Ricardo afirma que ser secretário da Educação Municipal de Aracaju foi o seu maior desafio profissional. “Em momento algum eu acreditei que eu estivesse pronto por conta das minhas experiências antecedentes. Eu me deparei com um universo de complexidade de gestão que eu nunca pude imaginar na vida. Foram muitos desafios pedagógicos, mas sabia que estava cercado de profissionais competentes. Eu cheguei bastante temeroso de como eu seria recebido, mas fui acolhido de uma forma tão calorosa e, aos poucos, comecei a me cercar de pessoas que tinham o mesmo sonho que o meu, que era contribuir e colaborar com a história da Educação do município de Aracaju. Nós honramos o legado de cada um que faz parte dessa rede e eu só tenho a agradecer pela indicação e esse lindo reconhecimento ao meu trabalho”, declara.

A presidente do Conmea, Núbia Lira, destaca que o título de Conselheiro Honorário e as Moções de Congratulação têm o objetivo de identificar personalidades que tenham realizado feitos que honram e contribuem para o avanço da Educação. “O conselheiro honorário é sempre aquela pessoa que tem um amplo campo de ação de ações que efetivamente promovem o desenvolvimento qualitativo da educação. Hoje, nós estamos homenageando o professor Ricardo Abreu, por uma propositura unânime de todos os conselheiros. As moções também reconhecem os feitos de professores, técnicos e demais servidores da Educação, que se destacaram pelos seus esforços em prol da área. É um momento de gratidão e reconhecimento a tanto trabalho e dedicação desses profissionais”, explica.

Moções de congratulação

A primeira profissional homenageada na solenidade foi a professora Rosiane Ferreira, que dedicou grande parte da sua vida à rede de ensino de Aracaju. “Para mim, essa homenagem é o reconhecimento de uma vida de esforço na educação infantil. Foram mais de vinte anos dedicados à educação, com projetos e mais projetos que despertam o interesse das crianças pela leitura. É de uma alegria imensa saber que tudo o que fiz foi visto e reconhecido. Acho importante que os professores saibam que todos os seus esforços não são em vão”, afirma.

A professora Carla Christina Gonçalves, também homenageada, vê com muita gratidão o reconhecimento do Conmea. “É muito importante e muito bom ser reconhecida por tudo que estamos fazendo. Essa homenagem funciona como uma mola propulsora para que a gente continue sem desistir e lutando no nosso processo educacional. Eu resumo todo o meu esforço na educação com a palavra amor, porque só nós, professores, sabemos o quão o nosso dia a dia é desafiador. No entanto, eu reforço que esse reconhecimento não é só meu, é da minha equipe, da minha rede de apoio e da minha família. A luta é grande, mas o sucesso é sempre bem-vindo, a exemplo do dia de hoje”, agradece.

A terceira homenageada foi a professora Mércia Machado, que é assessora Técnica do Conmea. A profissional ressalta sua paixão pela educação e acredita que a homenagem é uma forma de potencializar todo o trabalho em prol do ensino. “Recebendo essa homenagem, repenso todo o meu trabalho até aqui. Eu gosto muito da gestão, da organização, da administração e esse gosto fez com que a gente batesse as metas estabelecidas. Para nós, que estamos nos bastidores, é de uma felicidade imensa receber esse reconhecimento. Parece clichê quando falamos gratidão, mas o sentimento é realmente esse. Conseguimos colocar o Conselho às vistas da sociedade, onde todas as redes e todas as escolas tiveram acesso ao Conmea. Cumprimos com o nosso plano de estar mais próximos das escolas. Portanto, meu sentimento é de alívio e de muita gratidão pela homenagem aos nossos serviços”, detalha.

Conselheiro Honorário 2024

Ricardo Abreu nasceu no dia 18 de outubro de 1976 em Salvador, na Bahia, filho de Valdemar Alves de Abreu e de Maria José Nascimento de Abreu, já falecida. É casado com Ingrid Kelly de Oliveira Correia, professora de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino. O gestor é formado em Letras Português/Inglês e em Direito, com especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Rio de Janeiro e em Auditoria Fiscal e Contábil. Também é mestre em Educação e em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ricardo foi professor de língua inglesa na rede municipal de ensino de Aracaju e na rede estadual até ser aprovado no concurso da UFS em 2013, vinculado ao Departamento de Letras Vernáculas, onde leciona a disciplina Ensino Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e é professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFS. No fim de 2021 iniciou na Semed como diretor de Educação Básica e está à frente da pasta como secretário desde maio de 2022.

Conmea

Criado pela lei nº 1.430 de 6 de dezembro de 1988, o Conselho Municipal de Educação de Aracaju tem como objetivo garantir a participação da sociedade no acompanhamento da política educacional desenvolvida no município de Aracaju. Para isso, os profissionais envolvidos desenvolvem funções normativas, deliberativas, consultivas e de mobilização social.

Surgido na década de 90, o Conmea é um dos primeiros conselhos escolares a surgirem no Brasil. Com o trabalho de capacitação de outras organizações sociais em municípios do estado de Sergipe e de diversos estados brasileiros, tornou-se uma referência nacional no tocante à gestão democrática da educação.