Na capital sergipana, o serviço do Transporte Sanitário oferecido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), garante o deslocamento de pacientes com mobilidade reduzida ou nula para consultas, exames e tratamentos, proporcionando acesso a cuidados de saúde essenciais. De janeiro a novembro deste ano, foram realizados 33.444 deslocamentos por meio de veículos, entre vans, carros e ambulâncias, os quais transportam pessoas em tratamento de hemodiálise, fisioterapia e pacientes acamados.
O principal objetivo do Transporte Sanitário é garantir aos usuários que possuem dificuldade de locomoção nula ou reduzida no âmbito do SUS, transporte aos serviços de saúde. Esta importância é reconhecida pela paciente de hemodiálise, Crivaneide Correia Santos, 66 anos, que faz o tratamento três vezes na semana e utiliza o serviço há dois anos.
“Tenho dificuldades financeiras. E para ir até a clínica, só consigo manter o tratamento em dia utilizando o Transporte Sanitário da SMS. Sou muito grata por este gesto de amor ao próximo. O serviço é muito importante não só para mim, como para dezenas de outras pessoas. O transporte me pega em casa, me leva para o local do tratamento, e depois de realizado me deixa em casa com toda a segurança. Se não existisse essa garantia do deslocamento, provavelmente, muitas pessoas já tinham desistido do tratamento", assegura a paciente.
Marilene Correia Santos, que é irmã da paciente Crivaneide, destaca a rapidez e o bom atendimento. “O serviço é ótimo, as pessoas são atenciosas, os motoristas são pontuais e estou bem satisfeita, desde a inscrição até o atendimento no deslocamento dos pacientes", elogiou.
Para Rose Lange Santos, a partir desse serviço é possível manter uma rotina de assistência. “Esse transporte é fundamental para a vida da gente. A maioria dos pacientes não possui poder aquisitivo para o deslocamento do tratamento de saúde, e essa garantia de transporte salva muito vidas, com um acolhimento exemplar", ressalta.
Modalidades e critérios para solicitação
Segundo a coordenadora do serviço de Transporte Sanitário, Stephane Sampaio, o serviço é sistematizado e atende usuários vinculados à Unidade de Saúde da Família (USF) que necessitam de deslocamento com segurança e conforto até o destino solicitado.
“O serviço funciona com dois tipos de modalidades: transporte regular e eventual, sendo o primeiro destinado aos pacientes de fisioterapia e hemodiálise, enquanto o atendimento eventual é focado em consultas e exames. São disponibilizados 14 veículos, cada um tem a finalidade compatível com a condição de saúde do solicitante, sendo sete vans destinadas ao transporte de pessoas em hemodiálise, três veículos para aqueles que fazem fisioterapia, duas ambulâncias atendem pacientes acamados e dois carros pequenos são usados para transportar cadeirantes e pacientes com dificuldades de locomoção”, pontua Stepfane.
Para solicitar o serviço, os usuários devem cumprir alguns critérios, como residir em Aracaju há pelo menos seis meses; apresentar mobilidade nula ou reduzida; ser usuário dos serviços da rede municipal de Saúde; estar com cadastro atualizado na USF e inserido em uma equipe de Saúde da Família; ter uma declaração de agendamento da terapia pela clínica ofertada; apresentar comprovante de renda de até dois salários mínimos para aposentados e pensionistas, além de ser beneficiário do Auxílio Brasil ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“Cumprindo os requisitos descritos, o usuário deve preencher um cadastro no site da Prefeitura de Aracaju e anexar os documentos necessários, como RG, CPF, comprovante de residência, entre outros. Caso o cadastro online não seja possível, ele pode ser feito presencialmente na Unidade de Saúde da Família de referência. Após o envio, o processo de deferimento ou indeferimento é concluído em até cinco dias úteis para o transporte regular e 48 horas para o transporte eventual. Se o usuário não obtiver resposta neste intervalo de tempo, poderá entrar em contato com o setor responsável pelos números 3711-5225 ou 3711-5227”, completa a coordenadora.