Abordar a temática das mudanças climáticas de forma lúdica. Esse foi o objetivo da equipe da Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), ao apresentar a esquete teatral 'A Caverna'. A apresentação ocorreu nesta quinta-feira, 5, durante a programação do IX Encontro Sergipano de Educação Ambiental, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe (Gepease). O evento, realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), propõe a inserção do pensamento da sustentabilidade na perspectiva de transformação social em prol de um ambiente justo e equilibrado, e uma reflexão a respeito da implementação de políticas públicas para a educação ambiental.
A coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Thamyres Leão, destacou a importância do evento como forma de sensibilizar a coletividade sobre as questões ambientais e também a sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente, que é de responsabilidade e dever de todos. “Diante do cenário atual de mudança do clima que o mundo inteiro tem passado, a educação ambiental apresenta um papel fundamental na transformação da sociedade, pois permite enfrentar e minimizar as causas de degradação socioambiental. A nossa esquete traz o assunto da mudança climática de forma a facilitar os processos de socialização, comunicação, expressão e também de construção do conhecimento de toda a sociedade”, pontuou.
Para a coordenadora cultural do evento, Isabelle Blengini, a participação da Sema abrilhantou ainda mais o encontro. “Com a esquete teatral, foi possível acessar pessoas que muitas vezes, com debates e articulações, a gente não consegue. Essa apresentação trouxe mais brilho para o nosso evento, por meio da cultura e da arte. Então, é extremamente importante a manutenção, principalmente, desse grupo e que eles possam estar conosco em outras ocasiões”, afirmou.
Esquetes teatrais
Além da esquete teatral A Caverna, a equipe da Educação Ambiental dispõe de outras: Os 5Rs - reutilizar, repensar, recusar, reduzir, e reciclar´, a Importância das Hortas, Condutas compatíveis com o meio ambiente, Serviços prestados pela Sema e Sensibilização quanto à adesão dos servidores à A3P e a Arborização da capital. A Educação Ambiental também conta com as esquetes Ujacará e Reinos. As duas têm o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da questão ambiental ser inserida no cotidiano.