A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), participou do XXXI Encontro Nacional das Capitais – o Fórum CB27, realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro, em João Pessoa (PB). O evento, que reuniu secretários do meio ambiente das capitais brasileiras e do Distrito Federal, teve como objetivo debater políticas climáticas e urbanas, além de promover o intercâmbio de experiências e fortalecer a agenda de sustentabilidade.
Com o tema central focado na integração das agendas globais de biodiversidade e clima às políticas públicas municipais, o encontro contou com discussões sobre financiamentos climáticos, adaptação às mudanças climáticas e estratégias para alinhar ações locais aos compromissos internacionais, como as diretrizes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2024 (COP29) e os objetivos traçados para a COP30, em 2025.
O secretário de Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, apresentou o balanço das ações das prefeituras com relação à mitigação e adaptação às mudanças climáticas. “Foi um balanço dos quatro anos de gestão das 27 unidades, sendo 26 capitais e o Distrito Federal. Mostrei como as prefeituras têm investido fortes para tornar as cidades mais resilientes e adaptadas ao enfrentamento às mudanças climáticas. Destaquei ainda o papel de Aracaju nesses quatro anos, com as suas ações de arborização, de resíduos sólidos, a criação de Unidades de Conservação e o Inventário de Arborização Urbana”, pontuou.
Para o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, presidente do CB27, esse momento é necessário para que os gestores públicos possam fortalecer a rede entre as capitais. “É um espaço para troca de experiências exitosas. Todos poderão ainda conhecer as ações de política ambiental que a Prefeitura de João Pessoa vem promovendo, durante as visitas técnicas. Sem dúvida, é uma oportunidade única, considerando que as decisões dos municípios impactam uns aos outros”, concluiu.
Fórum CB27
O CB27 surgiu em 2012 com o intuito de promover uma articulação política entre as 26 capitais brasileiras e o governo do Distrito Federal. Para isso, são realizados encontros entre os secretários do Meio Ambiente para o fortalecimento e a realização de ações coordenadas. O Fórum também permite e fortalece o diálogo com o Governo Federal, por meio da participação em órgãos de governança federais e estaduais, como por exemplo a Comissão Tripartite Nacional de Meio Ambiente.
O Fórum CB27 recebe apoio do Fundação Konrad Adenauer e do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma rede global com mais de 2.500 governos locais e regionais, comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável.