Prefeitura capacita empresas envolvidas nas obras do programa Aracaju Cidade do Futuro

Agência Aracaju de Notícias
10/12/2024 17h59
Início > Notícias > Prefeitura capacita empresas envolvidas nas obras do programa Aracaju Cidade do Futuro

Nesta terça-feira, 10, o auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) recebeu um encontro estratégico promovido pela Prefeitura de Aracaju, reunindo representantes das empresas contratadas para o programa “Aracaju Cidade do Futuro”. O evento, composto por três palestras temáticas, teve como propósito capacitar os envolvidos nas obras financiadas pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco do BRICS, com o objetivo de assegurar a excelência na execução de projetos que estão revolucionando a infraestrutura da capital sergipana.

A capacitação, solicitada pelo NDB durante visita técnica em novembro deste ano, focou em três pilares fundamentais: ambiental, social e comunicação, os quais refletem o compromisso da Prefeitura de Aracaju em garantir que as intervenções urbanísticas sejam realizadas de forma sustentável, inclusiva e respeitosa com a comunidade.

Com financiamento de R$ 500 milhões do NDB, o programa "Aracaju Cidade do Futuro" abrange 23 obras, das quais 15 estão em andamento e várias em fase de conclusão. Entre elas, destacam-se a infraestrutura dos loteamentos Veneza e São Sebastião, a macrodrenagem do bairro Mosqueiro, a requalificação da avenida Visconde de Maracaju, a dragagem do rio Poxim, que consiste na remoção de sedimentos, o que devolverá ao rio sua capacidade de absorção, tornando a área do bairro Jabotiana mais resiliente a eventos climáticos extremos. Além de resolver problemas crônicos da cidade, as intervenções preparam Aracaju para as próximas gerações, promovendo uma transformação histórica.

Paulo Dantas Sobral Sobrinho, coordenador ambiental do projeto, abordou o rigoroso plano de gestão ambiental das obras, com destaque para a preservação da flora e fauna, a gestão de resíduos sólidos e a segurança tanto dos trabalhadores quanto da população. Segundo ele, o plano de gestão ambiental “engloba tópicos como tratamento de resíduos e esgotamento sanitário, garantindo que as intervenções respeitem o meio ambiente e a saúde pública”.

No âmbito social, Bárbara Tais Gomes Alcântara Ferreira, coordenadora da área social do programa, reforçou a importância do diálogo constante com as comunidades impactadas. Ela destacou o trabalho realizado na zona de Expansão, onde um escritório específico de assistência social mantém a ponte entre os moradores e a execução das obras. “Fazer obra não é fácil, e é fundamental ter esse trabalho social que envolve todos”, pontuou.

Já na esfera da comunicação, a jornalista Waneska Cipriano, assessora de comunicação na Secom da Prefeitura de Aracaju, enfatizou o papel da comunicação comunitária, que vai além das redes sociais, utilizando ferramentas tradicionais como panfletos, faixas e carros de som. “Estamos entrando na casa das pessoas. É fundamental adotar uma comunicação respeitosa e adaptada às necessidades da comunidade”, afirmou.

Elogios
Os representantes das empresas contratadas destacaram o valor das orientações fornecidas. Lício de Moura Morais, do Consórcio Heca Camel, responsável pela macrodrenagem do Mosqueiro, enfatizou a importância de compreender as diretrizes do NDB. “Sabemos como proceder, mas é sempre bom alinhar expectativas com os padrões internacionais do banco”.

Para Leônes Rafael Cruz de Almeida, da Nova Tech, que atua nos loteamentos Costa Verde e Luciana, o evento foi um momento de aprendizado. “Depois da visita do NDB, reforçou-se a importância dos equipamentos de proteção individual e da segurança no trabalho. Esses encontros são essenciais para aprimorarmos nossas práticas”, destacou.

Renata Dantas Mesquita, coordenadora geral da Unidade de Coordenação de Projetos do NDB, sintetizou a relevância do evento.

“Além de atender aos requisitos do banco, essas palestras representam uma capacitação geral para as empresas, alinhando-as aos padrões ambientais, sociais e de comunicação preconizados pela entidade bancária”, disse, complementando que, com iniciativas como essa, Aracaju reforça seu compromisso com a sustentabilidade, o desenvolvimento social e a transparência no diálogo com a população.