Prefeito Edvaldo acompanha apresentação do Plano Estadual pela Primeira Infância

Agência Aracaju de Notícias
11/12/2024 13h09
Início > Notícias > Prefeito Edvaldo acompanha apresentação do Plano Estadual pela Primeira Infância

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, nesta quarta-feira, 11, a apresentação do Plano Estadual pela Primeira Infância - Ser Criança, pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e pela secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), primeira-dama Érica Mitidieri. O documento tem como foco guiar as ações dos municípios sergipanos, na execução de programas e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos. Durante a solenidade, foram divulgados os resultados do processo participativo, ao longo de 2024. Também foi entregue aos gestores que cumpriram seus planos municipais da primeira infância, com êxito, um certificado em reconhecimento ao trabalho realizado. Aracaju está entre as cidades.

"Essa é uma iniciativa fundamental. Através dela, o Governo do Estado traça um planejamento para que possamos unir esforços e, juntos, promover ações concretas de cuidado integral das crianças sergipanas. Mesmo que cada município atue individualmente, a instituição de um plano estadual nos permite avançar ainda mais, porque passaremos a trabalhar coletivamente. A Prefeitura de Aracaju já possui o plano municipal da primeira infância, aprovado pela Câmara Municipal, mas, agora, ele será muito mais fortalecido pelo trabalho do Estado, que vai congregar todos os municípios. Parabenizo o governador Fábio Mitidieri e a secretária de Estado da Assistência Social, primeira-dama Érica Mitidieri, pela bela iniciativa", afirmou Edvaldo.

De acordo com o governador Fábio Mitidieri, a atenção à primeira infância se faz necessária, no período que vai desde a gestação até o sexto ano de idade, intervalo crucial para a formação da personalidade e habilidade do indivíduo. Segundo ele, o Plano Estadual da Primeira Infância foi feito em comum acordo com a comunidade, onde 37 municípios foram ouvidos, além das crianças e dos pais. Para ele, "cuidar das crianças é cuidar do futuro".

"Política pública de sucesso é a que é feita de forma transversal, onde você consegue dialogar com outros entes, sejam outras secretarias ou outros poderes, para que eles possam somar. Estivemos juntos ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SE), Assembleia Legislativa (Alese), Ministério Público, além da secretaria da Inclusão, todos com um objetivo maior que é cuidar das nossas crianças e prepará-las para o futuro, educar as nossas crianças para que a gente possa ter uma sociedade melhor e mais justa", completou Mitidieri. 

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), primeira-dama Érica Mitidieri, explicou que os últimos seis meses foram de muito trabalho em prol da construção do plano da Primeira Infância. "Fizemos um trabalho em equipe, foram 16 secretarias trabalhando, além dos órgãos parceiros, todos se comunicando e mantendo a sensibilidade que o assunto precisa, para que a partir de hoje pudéssemos publicar o resultado e passar a aplicar este projeto nos municípios. Cada município é responsável pela aplicação, mas o governo estará dando todo suporte técnico necessário, além de monitorar a realização do mesmo. Este é um trabalho coletivo,  que visa garantir a segurança, saúde, educação, alimentação e conforto às crianças e adolescentes", detalhou.

Ser Criança

O Plano Estadual pela Primeira Infância - Ser Criança é uma iniciativa do Governo de Sergipe, que visa assegurar o desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos, abrangendo aspectos essenciais como saúde, educação, assistência social e meio ambiente. O Ser Criança também foca na qualificação de trabalhadores e gestores, a fim de aprimorar o atendimento da gestão e dos profissionais sobre o desenvolvimento infantil integral e integrado.

Este plano foi construído de forma participativa, ao ouvir diretamente crianças, famílias e comunidades de 36 municípios do estado. Com base nesta escuta, foram definidos eixos estratégicos que incluem o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, a promoção do direito ao brincar, a ampliação do acesso a serviços de qualidade e a criação de ambientes seguros e saudáveis.

O Ser Criança também proporcionará o acesso precoce de crianças com deficiência a estímulos e espaços lúdicos, além de acolhimento, segurança alimentar e nutricional, de acordo com suas necessidades. Este plano é um compromisso para garantir que cada criança sergipana tenha a oportunidade de crescer com amor, dignidade e segurança.