Para assegurar o direito à vacina de crianças e adolescentes, bem como promover a formação cidadã nas escolas, a Prefeitura de Aracaju, por meio de uma ação articulada entre as secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), aplicou, este ano, 25.097 doses de vacinas de rotina nas escolas com sede em Aracaju. As doses foram aplicadas em 9.076 crianças e adolescentes, e 4.181 adultos, que fazem parte da comunidade escolar das 170 unidades de ensino das redes pública e privada.
O serviço de vacinação nas escolas é executado pelo Programa Saúde na Escola (PSE), que é uma política intersetorial entre as secretarias municipais e estaduais. O objetivo é promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidades e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes.
De acordo com a referência técnica do Programa Saúde na Escola (PSE), Aline Guimarães, a vacinação faz parte das estratégias de acesso à saúde, mas não é o único serviço disponibilizado.
"Esse ano realizamos diversas ações em escolas municipais, estaduais e particulares, incluindo vacinação, ações de combate ao aedes, avaliação antropométrica, auditiva, oftalmológica; saúde sexual e reprodutiva, álcool e outras drogas, violências, etc. Contamos com a parceria de diversas secretarias e setores, dentre eles Semed (COPED), Guarda Municipal (Anjos Azuis), DEA, e diversos programas como o Programa de Combate ao Mosquito Aedes, Academia da Cidade, Programa IST/AIDS, Redução de danos e as Universidades e Residências Multiprofissionais", relata Aline.
Vacinação nas escolas
Dentre as vacinas disponibilizadas nas escolas estão as de rotina, a exemplo de febre amarela, tétano, HPV, etc, e as de campanha, como covid-19, influenza e dengue. A vacinação nas escolas ocorre ao longo de todo o ano letivo, considerando que para receber a imunização, os estudantes precisam apresentar o termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, e o cartão de vacinação para a devida verificação.