O calendário de ações da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contra o mosquito Aedes aegypti possui diversas estratégias, e entre elas está a aplicação do fumacê costal. Apesar de recomendado pelo Ministério da Saúde para utilização voltada ao controle do Aedes é comum a dúvida se há eficácia para a eliminação de muriçocas, por exemplo.
Diante disso, o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Jeferson Santana, esclarece à população como funciona esse serviço. "O fumacê costal consiste na aplicação de uma substância, que pulverizada em determinados horários, atua na eliminação do Aedes, como o Ministério da Saúde determina e realiza o envio do produto para as gestões municipais somente para este fim", enfatiza Jeferson.
Ainda sobre essa modalidade de controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o gerente Jeferson Santana enfatiza que o produto elimina o vetor adulto, sendo necessário a continuidade de todos os cuidados para evitar proliferação.
"Além do tempo específico que a substância fica no ar, ela funciona para o mosquito adulto, ou seja, nenhum cuidado deve ser negligenciado, para que possamos evitar o surgimento de criadouros, como lavanderias, calhas, vasos de plantas com água entre outros locais", frisa Jeferson.
Muriçocas
Os pernilongos e muriçocas, são mosquitos que surgem com maior incidência em áreas muito próximas a matas, manguezais e vegetações, e por estarem próximas a áreas de convivência da sociedade, tendem a fazer parte da rotina das residências familiares e causam incômodo e desconforto, quando estão em grande quantidade.
Para a incidência de muriçocas, a proteção tem que ser por outros meios, conforme orientação do gerente Jeferson Santana.
“Para amenizar os efeitos da convivência com as muriçocas, recomendamos o uso de repelentes, mosquiteiros, roupas mais fechadas e uso de telas. Ao cair da tarde, momento em que estão com mais frequência no ar, nós orientamos que mantenham as portas e janelas fechadas, salvo os dias em que o fumacê costal estiver sendo aplicado naquela região ”, explica.
Fumacê costal
A SMS mantém um calendário semanal de aplicação do fumacê costal, através do qual, agentes de combate às endemias atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre entre as 17h e 19h, horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. Para garantir a eficácia é necessário que as portas e janelas das casas estejam abertas, para que o inseticida possa circular.