Réveillon 2025: Saúde de Aracaju atuará com Posto Médico e Vigilância Sanitária

Saúde
30/12/2024 10h20
Início > Notícias > Réveillon 2025: Saúde de Aracaju atuará com Posto Médico e Vigilância Sanitária

No próximo dia 31 de dezembro, a Orla da Atalaia será palco do Réveillon 2024, realizado pela Prefeitura de Aracaju, e para garantir cuidados à saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará presente por meio da fiscalização da Vigilância Sanitária e também do Posto Médico.

Durante todo o ano, a Saúde de Aracaju atuou nos eventos promovidos pela Prefeitura, com o objetivo de salvaguardar a segurança sanitária, no caso das inspeções da Vigilância Sanitária estarão com fiscais atuando na área da festa, realizando a inspeção de alimentos e bebidas comercializados.
 
Como já ocorre nos principais eventos, as equipes da Vigilância Sanitária estarão com fiscais atuando na área da festa, realizando a inspeção de alimentos e bebidas comercializados, assim como o Posto Médico estará à disposição do público presente, caso haja necessidade.

Posto Médico
 
O Posto Médico estará disponível das 19h às 6h30, com cerca de 35 profissionais. Localizado próximo ao palco, a estrutura da unidade conta com 10 leitos, sendo dois de estabilização, além de 6 poltronas para medicação rápida. A equipe é composta por gestores médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, engenheiros, seguranças e serviços gerais. 

De acordo com o diretor da Rede de Urgência e Emergência, Yuri Belchior, a unidade contará ainda com suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“Desejamos a todos uma festa de paz e tranquilidade, mas caso seja necessário atendimento, o Posto Médico estará à disposição, bem como o suporte de duas ambulâncias do SAMU, uma de suporte básico e outro avançado, além do suporte dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva. Os hospitais estaduais e particulares também estarão oficializados acerca do evento”, pontua Yuri Belchior. 

Vigilância Sanitária 

Já para garantir a segurança sanitária de alimentos e bebidas comercializados, além das condições do gelo, os fiscais da vigilância atuarão na área do evento, como explica a coordenadora da Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa), Miriam Nabuco. 

 “Serão 3 fiscais visitando os vendedores ambulantes, para que os produtos sejam inspecionados, e dessa forma, assegurar que o público presente no evento possa confraternizar com segurança. A manipulação correta dos alimentos com o uso dos equipamentos de proteção individual também será fiscalizada”, ressalta Miriam Nabuco. 

A coordenadora frisa ainda que os vendedores ambulantes precisarão apresentar o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, que é realizado pela da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).