Capacitação de cuidadores fortalece prevenção à bronquiolite em crianças

Saúde
30/01/2025 14h15
Início > Notícias > Capacitação de cuidadores fortalece prevenção à bronquiolite em crianças

A prevenção da bronquiolite é uma das prioridades dos primeiros 100 dias da nova gestão. Como parte desse compromisso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o primeiro de uma série de encontros de capacitação para cuidadores das escolas municipais de ensino infantil. A iniciativa reforça a importância da preparação dos profissionais da educação no enfrentamento da doença.

“Essa ação é fundamental para informar sobre os cuidados necessários, sinais e manifestações da doença, além de medidas de prevenção e promoção à saúde. Queremos capacitar a comunidade escolar para colaborar ativamente na redução do risco de um aumento expressivo na demanda de atendimentos na rede de urgência”, destacou Aline Vieira, coordenadora do Programa Saúde na Escola.

Com uma abordagem técnica e de fácil compreensão, a infectologista Mariela Cometik conduziu a capacitação para mais de 100 cuidadores e ressaltou a relevância da preparação para a identificação e prevenção de infecções respiratórias.

“A capacitação teve como objetivo treinar o olhar dos cuidadores para identificar crianças com risco de infecções respiratórias, além de orientá-los sobre a gravidade dos casos e a importância da prevenção. Também reforçamos medidas como a higienização das mãos e das superfícies, além da atualização da carteirinha de vacinação infantil. Com essa iniciativa, fortalecemos a educação continuada e a parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, garantindo que todos os envolvidos nos cuidados estejam preparados”, enfatizou.

Maria da Aparecida Rodrigues Lima, cuidadora da EMEI Prof. Etelvina Amália de Siqueira, do bairro Porto D`antas, comentou sobre a importância do encontro.

“Achei extremamente útil, porque lidamos diariamente com crianças. A médica explicou pontos que não sabíamos e, por meio da palestra, agora vamos ficar mais atentas aos sinais. Quando uma criança apresentar algum sintoma, teremos um novo olhar para identificar esses sinais e também orientar os responsáveis, garantindo o suporte necessário dentro da escola. Essa orientação foi uma experiência muito válida, que nos proporcionou um aprendizado valioso para aplicar dentro das escolas”, finalizou.

Com ações coordenadas entre saúde e educação, a expectativa é que a incidência de bronquiolite nas escolas diminua, proporcionando mais qualidade de vida para as crianças e tranquilidade para pais e responsáveis.