Prefeitura de Aracaju participa de reunião sobre acolhimento para crianças e adolescentes

Família e Assistência Social
30/01/2025 15h17
Início > Noticias > 108464


A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), participou nesta quinta-feira, 30, de uma reunião promovida pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), a respeito de ações a serem executadas em prol do direito das crianças e adolescentes. Na oportunidade, foram apresentados os Programas Novos Olhares e o Fazendo Justiça.

Representando a Semfas, a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB), Kerly Andrade, conta que a participação do município nessa reunião mostra o compromisso da nova gestão na melhoria do atendimento aos menores. “A nossa presença nesta reunião mostra o quanto estamos empenhados em ofertar o melhor serviço para todos os assistidos nos abrigos do município. Essa união de forças entre o Poder Judiciário e a Secretaria da Assistência de Aracaju só tem a colher bons frutos”.

A juíza e coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe, Iracy Mangueira falou sobre o papel da coordenadoria junto aos municípios “A Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça é esse órgão que faz uma interface com os municípios no cumprimento das decisões judiciais no âmbito dos processos em que temos crianças e adolescentes, seja como destinatária de uma medida de proteção ou mesmo de uma medida socioeducativa. Então, a aproximação e a conjunção de esforços e das reuniões de rede é o conjunto de todos esses equipamentos que bem atendem a criança e o adolescente. Esse sistema de garantias precisa estar alinhado e o judiciário se soma a política social dentro dessa perspectiva do aperfeiçoamento”.

Para a coordenadora do Abrigo Caçula Barreto, Meiry Santana, a reunião foi muito construtiva e de boas perspectivas para o serviço de acolhimento. “Eles vieram apresentando algumas ações que para a gente, enquanto serviço de acolhimento, é de suma importância. Um projeto voltado para questão dos exames de cuidado visual, consulta médica que disponibilizará os óculos para os acolhidos, o projeto Dia no Parque. Eu vim com várias expectativas e saio daqui muito satisfeita e esclarecida com tudo que temos para colocar em prática nesse ano”.

A reunião teve o objetivo de orientar os novos gestores de secretarias da Assistência Social de todo estado e alertar como os coordenadores devem proceder nas atividades realizadas nas unidades de acolhimento. Além disso, os profissionais presentes puderam sanar dúvidas relacionadas às solicitações da coordenadoria.