Prefeitura de Aracaju doa 907 mudas em janeiro de 2025

Meio Ambiente
05/02/2025 11h10
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju doa 907 mudas em janeiro de 2025

A Prefeitura de Aracaju, por meio do Horto Municipal, fez um significativo avanço na arborização urbana no primeiro mês de 2025, com a doação de 907 mudas à população. As doações expressivas, que ocorreram na sede do Horto (que fica localizado no Parque da Sementeira) por meio de solicitações realizadas na plataforma AjuInteligente, na primeira edição do Sema No Seu Bairro e na Conferência Municipal do Meio Ambiente, mostram o desejo da população aracajuana por mais áreas verdes.

Para atender à crescente demanda, a equipe responsável pelo plantio de mudas do Horto precisou se adaptar e tem se dedicado a um trabalho meticuloso e bem planejado. “Esse processo de reposição de é complexo, pois envolve diversos fatores, como a taxa de crescimento de cada espécie, a disponibilidade de sementes, o tamanho das mudas necessárias para cada finalidade e até mesmo o custo e a disponibilidade de insumos”, explicou José Marques, coordenador do Horto Municipal.

Ainda segundo Marques, a equipe realiza um controle diário do estoque das mudas, registrando semeaduras, perdas, doações, plantios e o recebimento de mudas provenientes de compensação ambiental. Além disso, há um monitoramento constante das espécies mais procuradas, com o objetivo de ajustar o planejamento de novas semeaduras, garantindo não apenas a continuidade das doações, mas também a expansão da arborização urbana em Aracaju.

A secretária do Meio Ambiente, Emília Golzio, demonstrou grande entusiasmo com os resultados do Horto Municipal, destacando especialmente o crescente interesse da população aracajuana pelas espécies arbóreas e medicinais. “É extremamente gratificante ver o envolvimento da comunidade. O interesse crescente por essas espécies reflete um compromisso coletivo com a sustentabilidade e a saúde ambiental de nossa cidade”, afirmou.

Pesquisas e testes com novas espécies

Enquanto uma equipe dedica-se ao plantio, doação e monitoramento, outra trabalha na pesquisa e no teste de novas espécies. Atualmente, o foco está em mudas que representam a flora sergipana, como a Mangaba (Hancornia speciosa Gomes), que é um símbolo do nosso Estado, e o Cajuí, uma variedade de caju de frutos pequenos, mas de sabor marcante. Esses testes são fundamentais para diversificar e fortalecer a flora urbana, garantindo uma vegetação mais adaptada e resiliente à realidade climática da região.

Ascom Sema