No intuito de garantir a qualidade, modernização e agilidade nos serviços ofertados à população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), promoveu curso de treinamento de gestão patrimonial aos coordenadores, auxiliares e equipes dos almoxarifados envolvidos na gestão do patrimônio público do município. O evento aconteceu entre os dias 3 e 5 de fevereiro, no auditório do Centro Administrativo.
Coordenado pelo Departamento Central de Patrimônio do Município (DCPM/Seplog), o curso foi dividido em três etapas para cada setor responsável. O tema abordado foi ‘Introdução à gestão patrimonial e seus conceitos, normas e regulamentações com base nas leis e diretrizes aplicáveis’.
Gestor da Seplog, Thyago Silva, enfatiza que esta é uma oportunidade para os profissionais se aprimorarem e auxiliarem na eficácia nos serviços municipais, tão priorizada na atual gestão. Segundo ele, essa divisão, cuidado e zelo com os materiais são importantes porque são bens públicos que servem à população.
“O almoxarifado é uma célula, dentro da Secretaria, onde você alimenta, faz o fluxo de trabalho e prevê a necessidade de algo, para não faltar. Percebendo, por exemplo, que aquele medicamento ou insumo está em fase decrescente, que vai fazer falta em um ou dois meses, é preciso que os funcionários avisem aos responsáveis pelo reabastecimento de forma prévia. Já os inservíveis têm uma relevância tão grande que não podem ser descartados de qualquer maneira, e sim leiloados. Essa é a eficiência da gestão que necessitamos e a forma dinâmica que a prefeita Emília Correia tem empregado, do trabalho simples ao mais complexo”, destacou o secretário.
A capacitação foi divida em três partes: a primeira para os coordenadores do Comap, a segunda para os auxiliares de patrimônio e a última para os que atuam nos almoxarifados.
Diretor do DCPM/Seplog, Evandro Lessa explica que o curso atende a uma solicitação do secretário Thyago Silva em realizar um treinamento para esta nova gestão, tendo em vista a chegada de novos técnicos da Coordenadoria de Material e Patrimônio (Comap).
“O balanço do curso foi 100% positivo e também sanamos dúvidas de muitos. Temos algumas novidades: estamos criando um aplicativo em que os coordenadores do almoxarifado poderão rastrear todo o bem que fizeram aquisição, controlaram ou tombaram, sendo colocadas etiquetas com QRCode para serem identificados quantos bens têm em uma sala; outro app será o Portal dos Inservíveis, onde serão disponibilizados materiais que não estão sendo utilizados, e um órgão pode solicitar sua transferência de um lugar para o outro”, detalhou Evandro.