Diante dos recentes alertas de chuvas emitidos pela Defesa Civil Municipal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem intensificado as ações preventivas para minimizar os impactos das precipitações e evitar o comprometimento da rede de drenagem pluvial em diversos pontos da capital.
Essa medida faz parte das ações do comitê permanente criado pela gestão municipal, voltado para a prevenção e respostas rápidas a situações emergenciais. Dando continuidade a essas ações, nesta sexta-feira, 7, estão sendo realizadas intervenções em vários pontos da cidade.
As equipes da empresa municipal estão mobilizadas para realizar serviços de limpeza em canais e telas de contenção e bueiros, garantindo o escoamento adequado das águas pluviais. Entre os locais atendidos, estão os canais da Avenida Anísio Azevedo e do Conjunto Eduardo Dutra, na zona Norte.
Além disso, é efetuado o recolhimento dos resíduos retidos em bueiros, como na Praça da Imprensa com a Rua Guilhermino Rezende; na Rua Joventina Alves com a Rua Guilhermino Rezende; e na Rua Guilhermino Rezende com a Avenida Anísio Azevedo. Os serviços seguem também no Centro da capital, nos bairros Salgado Filho e José Conrado de Araújo.
Essa atividade é uma atribuição da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) que, durante períodos de alerta de chuvas, reforça esse trabalho, colaborando para a manutenção da infraestrutura urbana e prevenção de transtornos para a população aracajuana.
Paralelamente, também está sendo realizada a limpeza de canais nos seguintes locais: Bairro Industrial, na Avenida Airton Teles; Aruana, na Lagoa do Conjunto Brisa Mar; e Capucho, na Avenida Marechal Rondon.
O presidente da Emsurb, Hugo Esoj, destacou a importância das ações preventivas. "Nosso objetivo é garantir que a cidade esteja preparada para enfrentar períodos de chuvas intensas. Com a limpeza constante de canais, bueiros e outras estruturas de drenagem, buscamos minimizar riscos de alagamentos e proporcionar mais segurança para a população", afirmou.