A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou nesta sexta-feira, 7, de homenagens ao Dia da Guarda Municipal Feminina. A data especial marca a nomeação da primeira mulher na Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Ana Maria dos Santos, conhecida como Dona Ana, que há 30 anos dedica sua vida à corporação, sendo um símbolo de pioneirismo e dedicação.
Atualmente, Aracaju conta com 73 guardiãs, que desempenham um papel essencial na proteção da população, ampliando a presença feminina e ocupando espaços estratégicos na GMA. Durante a cerimônia realizada na sede da corporação, a prefeita Emília dialogou com as guardiãs e foi agraciada com a medalha "Amiga da Guarda".
“Este dia é especial, pois nos emociona saber que essas mulheres fazem a diferença. A função dessas profissionais é fundamental, e hoje, ao comemorarmos o Dia da Guarda Municipal Feminina, estamos aqui para abraçar todas elas. Queremos dizer que são importantes, essenciais e que têm todo o nosso respeito, especialmente da gestora, que está voltada diretamente para elas. Cumprimento também nossa querida Dona Ana, que, desde o momento em que a conheci, já me cativou, pois nela vejo história. Uma história pautada pela fé”, enfatizou. Na ocasião, a prefeita agradeceu a sensibilidade do vereador Sargento Byron Estrelas do Mar, pela autoria da Lei que institui o Dia da Guarda Municipal Feminina.
Perseverança, persistência e luta. Essas palavras definem a trajetória da homenageada, a primeira guardiã de Aracaju, Ana Maria dos Santos. “Estou muito feliz com esta homenagem e ainda mais por fazer parte deste comando. Não foi fácil chegar até aqui. Foram muitos treinamentos e enfrentei muito preconceito. Mas evoluímos bastante, a corporação evoluiu muito. Hoje vejo os frutos da minha persistência. Agradeço às minhas colegas por me escolherem para fazer parte desta cerimônia e celebrar este momento juntas”, disse.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), delegado André Davi Caldas, destacou a presença feminina em todas as áreas da segurança pública. “A melhor forma de valorizar é confiar, pois vocês são capazes. O dia de vocês não é só hoje; todos os dias vocês merecem ocupar espaços e devem ocupar”, salientou o gestor durante a roda de conversa. Ele ainda falou sobre o trabalho desempenhado pela corporação em toda cidade. “Agradeço por estar aqui e por estarmos cumprindo o que a prefeita nos pede: atender ao anseio da população. Hoje, a população olha para vocês de forma diferente, com um olhar positivo. Tenho certeza de que a prefeita recebe esse feedback, assim como eu também recebo. Toda operação que realizamos é uma resposta ao que a população pede”, acrescentou.
As homenagens também foram direcionadas à coordenadora da Defesa Civil de Aracaju, a subinspetora de 2ª CL Valéria Bispo, que, em 2016, se tornou a primeira mulher a comandar a Guarda Municipal de Aracaju. Outra homenageada foi a presidente da Associação Integrada de Mulheres de Segurança Pública de Sergipe (Asimusep-SE), Svetlâna Barbosa da Silva.
Ao fim da programação, as guardiãs seguiram com o ‘patrulhão’ comandado por mulheres até a orla de Atalaia, onde realizaram ações educativas. Uma das condutoras, a subinspetora de 2ª CL Smith, falou da importância do momento. “Marca o reconhecimento do trabalho realizado por essas mulheres que fazem parte da Guarda Municipal. Desempenhamos nosso trabalho com excelência, até mesmo liderando os homens. Hoje, temos coordenadoras, inspetoras, coordenadoras de monitoramento, e eu, atualmente, sou coordenadora da Patrulha Maria da Penha. Para mim, é uma grande honra participar”, concluiu.