Assistência Social e CONSEA discutem estratégias para Segurança Alimentar em Aracaju

Família e Assistência Social
12/02/2025 18h05
Início > Noticias > 108677

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (CONSEA) se reuniram nesta quarta-feira, 12, para alinhar estratégias voltadas ao combate à fome e à construção da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de Aracaju. O encontro teve como principal pauta a organização da III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, prevista para 26 de março.

No primeiro momento, a reunião contou com a participação das secretarias que compõem o Conselho. Em seguida, um encontro ampliado reuniu instituições e parceiros para discutir as “Estratégias Alimenta Cidade”. De acordo com a coordenadora de Programas e Benefícios da Semfas, Lourdes Moreira, o debate explanou os eixos prioritários, como a oferta de alimentos saudáveis nos equipamentos públicos, a redução do desperdício, a produção local de alimentos e a promoção da educação alimentar.

A presidente do CONSEA, Leise Nascimento Moreira, reforçou a importância do evento e adiantou que já estão sendo elaboradas estratégias para 2025. “Sergipe, no momento, diante das pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o estado com maior índice de insegurança alimentar nutricional, ou seja, a maior parte da população passa fome num grau leve, moderado ou grave, então isso é preocupante. A ideia é ampliar cada vez mais essa discussão com construção da Política de Segurança Alimentar e Nutricional do município”, afirmou.

Entre as secretarias que compõem o CONSEA estão Família e Assistência Social (Semfas), Fazenda (Semfaz), Meio Ambiente (Sema), Saúde (SMS), Educação (Semed), Procuradoria-Geral (PGM), Governo (Segov), Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), além da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O objetivo principal do Conselho é articular políticas públicas para reduzir a fome e promover a segurança alimentar na capital.