Circuito Esportivo desembarca no bairro Olaria com festival de jiu-jítsu

Juventude e Esporte
25/02/2025 12h14
Início > Notícias > Circuito Esportivo desembarca no bairro Olaria com festival de jiu-jítsu

A primeira edição do Circuito Esportivo promete movimentar cerca de dois mil atletas durante uma vasta programação para celebrar os 170 anos de Aracaju. O jiu-jítsu é uma das modalidades contempladas e vai ser disputada no Barracão Cultural, no bairro Olaria, onde já acontece um projeto social com dezenas de lutadores da comunidade. As disputas vão ocorrer no dia 09 de março, das 15h às 18h, com a participação de 30 crianças e adolescentes, a partir dos oito anos de idade.

Para o instrutor de jiu-jitsu, Daniel Prado, o festival é uma excelente oportunidade para os alunos do projeto social do Olaria e da turma do Estação Cidadania apresentarem as técnicas que estão aprendendo nos tatames. "Vamos premiar os vencedores de cada categoria, mas também queremos repassar lições além do esporte. Nossa ideia é chamar a atenção para os benefícios que o jiu-jítsu promove fora da área de competição, como respeito, disciplina e cidadania. Além disso, o festival será inclusivo, ou seja, com a participação de paratletas de todas as idades", enfatizou o professor.

Além do bairro Olaria, o Circuito Esportivo será realizado em outros 10 bairros de Aracaju e no Estação Cidadania, no Bugio. Durante dois dias, 8 e 9 de março, haverá competições coletivas e individuais, incluindo disputas que envolvem o paradesporto, totalizando 25 modalidades. A realização é da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp).

De acordo com o secretário da pasta, no dia 08 de março, as atividades serão destinadas exclusivamente para as atletas do sexo feminino em alusão no Dia Internacional das Mulheres. Neste dia, a Sejesp vai realizar uma caminhada no Calcadão da 13 de julho, além de competições de futsal, artes marciais, flag football, vôlei e vôlei sentado.

Já no domingo, a programação contemplará homens e mulheres do atletismo, futebol society, futsal, futebol de campo, futebol americano, handebol, basquete 3x3, vôlei, futevôlei, corrida de barco, jiu-jítsu, skate e dominó.

A participação nas atividades é gratuita e boa parte dos atletas são de projetos executados pela Sejesp. "Nosso objetivo é democratizar o acesso ao esporte e oferecer serviços que engajem toda a população. Queremos que todos participem do Circuito Esportivo, pois será uma grande festa do esporte", concluiu Aquiles Silveira, secretário da Sejesp.