Usuários do Centro-Dia festejam o carnaval com o Bloco da Inclusão

Família e Assistência Social
26/02/2025 15h41
Início > Notícias > Usuários do Centro-Dia festejam o carnaval com o Bloco da Inclusão

O Centro de Referência Especializado para Pessoa com Deficiência (Centro-Dia), vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social de Aracaju (Semfas), realizou nesta quarta-feira, 26, a festa carnavalesca para assistidos, familiares e profissionais que atuam no equipamento. O evento teve muita música, dança, alegria, com direito a desfile de bloco na rua.

O Carnaval, uma das festas mais populares e tradicionais do Brasil, tem se tornado um espaço cada vez mais inclusivo, permitindo que pessoas com deficiência participem e vivenciem essa celebração de forma plena e alegre. A inclusão dessas pessoas no evento reflete um avanço na sociedade, que busca garantir que todos tenham acesso às mesmas experiências e direitos, independentemente de suas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas.

“A gente sempre trabalha com o planejamento do mês e tudo que a gente produz, tudo que a gente faz, passa pela mão deles, sempre com supervisão. Então, o abadá que eles estão usando, eles ajudaram na confecção, toda a arrumação do espaço, eles também ajudaram nessa parte. Como é uma festa tradicional no país, a gente não pode deixar de incluí-los nessa atividade cultural”, explicou o coordenador do Centro-Dia, Elieser Abreu.

Elieser ainda completa que a festa é uma oportunidade para simbolizar a inclusão que é promovida diariamente. “É um momento para a sociedade ver todos esses usuários, que eles fazem parte da sociedade com direitos. A gente cumpre nosso papel e eles, mais uma vez, se alegrando, se exercitando, colocam o corpo em movimento. Já é uma atividade também para família, que dedica a vida a cuidar dessa pessoa com deficiência”, disse o coordenador.

A educadora social, Maria Betânia Cardoso, pontua que esta é a nona edição realizada pelo Centro-Dia. “Agora em 2025, o nosso Bloco da Inclusão completa nove anos de fundação, desde 2016 que nós saímos às ruas, para nós é uma alegria. O Carnaval é uma das manifestações culturais mais animadas e significativas. É o Bloco da Inclusão, não à toa, é literal”, destacou.

A participação de pessoas com deficiência no Carnaval é uma forma de reafirmar que a festa é de todos. Quando as barreiras são derrubadas, seja na infraestrutura, nas adaptações ou na conscientização social, o Carnaval se torna um reflexo de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade é celebrada e todos têm o direito de brincar, dançar e se divertir.