Prefeitura de Aracaju: ação conjunta leva saúde e bem-estar às mulheres em situação de rua na capital

Saúde
07/03/2025 14h55
Início > Noticias > 109023

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu nesta sexta-feira, 8, uma ação especial dedicada ao bem-estar e à assistência integral às mulheres atendidas pelo Centro Pop. Em parceria com a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, o evento contou com serviços essenciais de saúde e promoção do autocuidado. 
 
A iniciativa foi realizada pelo programa Consultório na Rua, que levou atendimento médico, psicológico, vacinação, testagem rápida e acesso à exames para as mulheres em situação de rua. Segundo Márcio Augusto de Oliveira, gerente técnico do programa, a ação tem um papel fundamental para fortalecer o acesso à saúde e tornar mais conhecida essa estratégia voltada à população em condições de vulnerabilidade.
 
“Hoje, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, envolvemos toda nossa equipe para dar acesso aos serviços. A integração entre pastas é essencial para ampliar a capacidade de resolução das questões e manter o matriciamento do público assistido”, explicou. 
 
Para Carlos Henrique Severo, coordenador do Centro Pop, a parceria entre Saúde e Assistência Social é essencial para garantir o suporte necessário a essas mulheres, que enfrentam múltiplas dificuldades no dia a dia. "Essa população vive em extrema vulnerabilidade e tem muitas demandas de saúde, tanto clínica quanto mental. Por isso, o trabalho conjunto entre diferentes políticas públicas é indispensável", destacou.
 
A secretária municipal da Saúde, Débora Leite, reforçou a importância da união entre os serviços para garantir o atendimento integral. "Muitas pessoas chegam à situação de rua por questões sociais ou de saúde mental. O Consultório na Rua é um exemplo de como a Saúde e a Assistência Social devem caminhar juntas para mudar essa realidade. Temos que caminhar de mãos dadas para que a gente possa, realmente, beneficiar e fazer a diferença na vida dessas pessoas", afirmou.
 
Além dos atendimentos médicos e psicológicos, o evento proporcionou momentos de cuidado e autoestima para as mulheres atendidas. Elas tiveram acesso a serviços de odontologia, vacinação, corte de cabelo, maquiagem, bazar solidário e banho assistido. Para a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Simone Valadares, a ação simboliza um momento de visibilidade e dignidade para essas mulheres.

"Hoje é um dia especial. Elas estão sendo cuidadas, acolhidas e, acima de tudo, reconhecidas como cidadãs com direitos garantidos. Mas essa atenção precisa ser contínua. O compromisso da Prefeitura de Aracaju é seguir promovendo iniciativas que levem dignidade e assistência a quem mais precisa", concluiu Simone.

Por Ascom/SMS