170 anos: Prefeitura de Aracaju realiza plantio de 60 mudas nativas

Meio Ambiente
10/03/2025 16h38
Início > Noticias > 109062

Nesta segunda-feira,10, a Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realizou o plantio de 60 mudas arbóreas, distribuído entre a Orla do Bairro Industrial e a Avenida José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg), dando continuidade ao calendário de arborização e as celebração dos 170 anos da capital. A ação, além de promover a arborização urbana, proporciona mais conforto à população e prepara Aracaju para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. A programação de plantios pela cidade também irá contemplar outros dois bairros da zona Norte: Lamarão e 18 do Forte receberão 60 mudas arbóreas ainda esta semana.

A Secretária do Meio Ambiente, Emília Golzio esteve presente nas ações e reforçou a importância da inclusão dos bairros da Zona Norte como prioridade no projeto de arborização da cidade. “Há um estudo realizado pela Universidade Federal de Sergipe que comprova que na Zona Norte de Aracaju existe pouca arborização, para tamanha necessidade que se tem de estar arborizada. Por isso, temos tido mais atenção nessa área", explicou.

O vice-prefeito e secretário municipal da Comunicação Social, Ricardo Marques, também acompanhou o plantio. “Nós estamos cumprindo com uma das primeiras solicitações da prefeita Emília Corrêa que é a de uma Aracaju mais verde nos primeiros 100 dias de gestão. É o início de uma de uma das nossas prioridades e a Sema tem efeito a parte dela muito bem nesse cuidado especial com a ampliação das áreas verdes”, celebrou.

Antes de cada ação de arborização, os técnicos da Sema realizaram visitas técnicas, avaliando fatores como o espaço disponível para plantio, disponibilidade de rega e a altura das linhas de energia. Esse trabalho técnico também se reflete nas espécies escolhidas para arborizar a capital, todas elas nativas. "Este é um trabalho muito especial, que valoriza e embeleza ainda mais nossa cidade. Hoje, plantamos espécies como Araçá, Cajueiro e Aroeira, todas nativas, que trarão inúmeros benefícios para as áreas que as receberam", concluiu Taciana Lima, coordenadora do Horto Municipal.

Ascom/Sema