Saúde na Escola: Aracaju amplia cobertura do programa para 130 instituições

Saúde
11/03/2025 16h16
Início > Notícias > Saúde na Escola: Aracaju amplia cobertura do programa para 130 instituições

A Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), ampliou a cobertura do Programa Saúde na Escola (PSE) para o biênio 2025-2026. Agora, 83% das escolas públicas da capital, entre estaduais e municipais, fazem parte da iniciativa, incluindo 100% da rede municipal de ensino. Com isso, 130 instituições serão beneficiadas, atendendo um total de 59.332 alunos. 
 
O PSE é um programa intersetorial, desenvolvido em parceria com os Ministérios da Saúde e da Educação, que promove ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes. O foco é identificar precocemente agravos à saúde, garantir o cuidado contínuo e contribuir para a formação integral dos alunos.  
 
De acordo com Aline Guimarães, referência técnica do PSE, o programa promove uma avaliação das condições gerais de saúde dos estudantes, respeitando a faixa etária e a realidade de cada região. “A execução das ações já começou no mês de fevereiro, com foco inicial nos alunos do 9º ano do ensino fundamental ao ensino médio. Além disso, também desenvolvemos ações como a prevenção à gravidez na adolescência e reuniões com coordenadores e cuidadores sobre temas de saúde infantil e ambiental”, destacou. 
 
A proposta é integrar saúde e educação para formar cidadãos mais conscientes e saudáveis. O programa abrange 14 temáticas de saúde, sendo cinco prioritárias: alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da cultura de paz e direitos humanos, verificação da situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva e saúde mental. Além disso, o tema da saúde ambiental, com foco na prevenção de arboviroses, terá papel de destaque. 

Por Ascom/SMS