A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz)e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), promoveu uma sessão de capacitação para servidores municipais com foco na modelagem territorial e no sistema de compras do município. As capacitações foram realizadas no CajuHub, zona sul de Aracaju, e buscam aprimorar a padronização dos dados municipais e garantir a eficiência na gestão pública.
Entre os cursos oferecidos, está a formação em modelagem territorial, sendo realizado entre os dias 11 a 14 de março. Nesta edição, é ministrado o módulo 2, voltado para servidores de diversas secretarias, incluindo Semfaz, Guarda Municipal, Secretaria de Turismo e Cadastro Imobiliário. Segundo a coordenadora de Geoinformações do Cadastro Imobiliário da Semfaz, Manuela Nascimento, a formação tem como objetivo padronizar e melhorar a qualidade dos dados da Prefeitura. “Por isso, sempre convidamos outras secretarias para participar. Além disso, levaremos os auditores da Fazenda para falar, na quinta-feira, sobre a integração com os cartórios e, na sexta-feira, sobre o uso do Power BI na secretaria”, explica Manuela.
Sistema de Compras
Além da capacitação em modelagem territorial, a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) também promoveu, nesta segunda-feira, 10, um curso voltado para o sistema de compras do município. Ministrado pelo colaborador Marcos Dias, o curso abordou o fluxo do processo de dispensa, pregão, atualização cadastral de fornecedores e a integração com o portal nacional de compras.
“O objetivo da formação é sanar dúvidas e garantir que os servidores possam operacionalizar corretamente o sistema de compras em suas respectivas secretarias, assegurando a transparência e a conformidade com a Lei 14.133, a nova lei de licitações”, detalha Marcos.
Para o servidor do AjuPrevidência, Carlos Gabriel Soares, o curso contribui significativamente para a otimização do trabalho dos servidores. “Aprendemos a realizar o cadastro de dispensas e pregão, garantindo que todas as contratações sigam os requisitos do Tribunal de Contas e da legislação vigente”, afirma.
As capacitações fazem parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Semfaz para modernizar os processos administrativos da Prefeitura de Aracaju, promovendo mais eficiência e transparência na gestão pública municipal.