Secretaria do Meio Ambiente inicia programa de coleta de óleo de cozinha

Meio Ambiente
13/03/2025 15h45
Início > Notícias > Secretaria do Meio Ambiente inicia programa de coleta de óleo de cozinha

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente lançou, nesta semana, um programa pioneiro de coleta de óleo de cozinha usado. A iniciativa visa sensibilizar e mobilizar colaboradores, e a população em geral, sobre a importância da reciclagem desse resíduo, cujo descarte irregular pode causar impactos ambientais significativos.

O programa acontece em parceria com o Projeto Cat Óleo, uma organização especializada na reutilização do óleo de cozinha descartado. O resíduo coletado será destinado para a produção de biodiesel, sabão em barra e componentes para fertilizantes, promovendo a sustentabilidade e o reaproveitamento consciente.

Um litro de óleo de cozinha pode contaminar até 25 mil litros de água, quando despejado de maneira inadequada, como em ralos e esgotos. O óleo pode obstruir encanamentos, prejudicar o tratamento de água e afetar a fauna aquática. Além disso, sua decomposição no solo gera uma camada impermeável, dificultando a absorção da água e contribuindo para enchentes.

Para facilitar a participação, a secretaria disponibilizou um ponto de coleta em sua sede. Os interessados devem armazenar o óleo usado em garrafas PET ou recipientes plásticos bem vedados e entregá-los no posto de recolhimento. "A expectativa é que a iniciativa ganhe adesão e se torne um exemplo de boas práticas ambientais, promovendo um ciclo sustentável para um dos resíduos domésticos mais poluentes”, destacou Emília Golzio, Secretária do Meio Ambiente.

“A nossa meta principal é sensibilizar a população aracajuana sobre a importância do descarte correto deste resíduo, através da educação ambiental e dos pontos de coleta distribuídos em vários locais da cidade”, explicou Alessandro Santos, CEO do projeto Cat Óleo.

Ascom/Sema