Prefeitura de Aracaju promove capacitação para integração de dados geográficos

Planejamento e Orçamento
14/03/2025 16h37
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju promove capacitação para integração de dados geográficos

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Escola de Governo e Administração Pública (ESGAP), órgão da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), participou de cursos promovidos pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), em parceria, com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (Semde). Os cursos ocorreram no CajuHubn  e estava repleto de pessoas compartilhando conhecimentos na manhã desta sexta-feira, 14.

As capacitações foram destinadas aos servidores municipais de diversas pastas do município e tiveram como tema a elaboração do Plano Diretor de Geoprocessamento e treinamento voltado ao sistema de compras. O apoio da Esgap garantiu a infraestrutura necessária para a realização dos cursos, promovendo uma gestão pública mais eficiente e integrada.

Diretora da Esgap, Deyse Lima diz que a instituição tem trabalhado sem economia de esforços para promover qualificação. “A Esgap tem apoiado as Secretarias dentro do processo de capacitação de seus servidores. As pastas trazem para nós a necessidade dos cursos e nós organizamos cada um dentro do processo de espaço, logística, ajustando a melhor estrutura possível para que eles sejam realizados”, afirma.

O Plano Diretor de Geoprocessamento visa integrar as informações territoriais do município, como a gestão de dados geográficos e cadastrais, permitindo um planejamento mais eficiente, e é voltado para servidores de diversas secretarias. O curso, que foi iniciado em fevereiro, está em seu segundo módulo.

Segundo a coordenadora de Geoinformações da Semfaz, Manuela Nascimento, o apoio da Esgap tem sido fundamental e o plano possibilitará uma visão mais ampla e integrada do território da cidade. "O objetivo é fazer uma melhor integração dos dados sobre Aracaju, abrangendo desde lotes e logradouros até pontos de ônibus e árvores. Por isso, é fundamental que servidores de diversas secretarias, inclusive a Seplog, participem, garantindo uma cultura de dados integrados na Prefeitura", destaca.

Servidor do Departamento Central de Patrimônio do Município (DCPM/Seplog), Leunamme Saile, está fazendo o curso de Geoprocessamento e conta que a qualificação está sendo de grande valia. “Vamos extrair as informações necessárias para ter mais um diálogo entre as Secretarias, facilitando, mais ainda, o nosso trabalho. Esses aprendizados nos farão desenvolver um banco de dados mais eficiente. Achei muito interessante, por exemplo, a aplicação dos QGIs, que traz um mapa de Aracaju e nos aponta imóveis para demarcar as unidades e locais da Prefeitura”, explica.