A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), realizou uma reunião estratégica para discutir a implementação do cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) trimestral do município. O encontro contou com a presença do secretário municipal da Fazenda, Sidney Thiago, além da secretária-executiva da Semfaz, Mayara Teixeira, e representantes de órgãos estaduais e acadêmicos.
Participaram da reunião o professor e representante do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fábio Rodrigues de Moura; Tácito Augusto Farias Júnior, Ciro Brasil e Antônio Marcos Almeida Nascimento, representando a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan); e representando a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Pedro Lima.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para a implementação da metodologia de cálculo do PIB trimestral de Aracaju, utilizando como base a experiência adquirida no estado de Sergipe. Segundo o professor Fábio Rodrigues de Moura, a UFS já vem há dois anos trabalhando na metodologia de cálculo do PIB trimestral sergipano, cujos primeiros resultados serão divulgados ainda este ano. “Nossa reunião hoje com o secretário visou estabelecer uma conexão, uma parceria para o cálculo do PIB trimestral do município de Aracaju. A gestão municipal também vai dispor das informações sobre o crescimento econômico trimestral de Aracaju, o que será fundamental para o planejamento estratégico da cidade”, destacou Moura.
O representante da Seplan, Tácito Augusto, ressaltou a importância da parceria entre os órgãos para aprimorar a análise econômica do município. “A ideia é que, junto com a UFS, a Sefaz e a Seplan, possamos unir forças para desenvolver esse projeto da melhor forma possível e agregar ainda mais na economia do estado e também de Aracaju”, afirmou.
A iniciativa permitirá que a administração municipal tenha acesso a dados precisos sobre a economia local, possibilitando a formulação de políticas públicas mais eficazes para o desenvolvimento da cidade.