Semfas promove ação voltada aos cuidados com a saúde mental para idosos

Família e Assistência Social
27/03/2025 17h02
Início > Notícias > Semfas promove ação voltada aos cuidados com a saúde mental para idosos

A Prefeitura de Aracaju por meio da Casa Lar Dona Palia, unidade da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), que oferta acolhimento de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e risco social, realizou na tarde desta quinta-feira, 27, atividades voltadas para o cuidado com a saúde mental na terceira idade, em parceria com alunos do curso de enfermagem do Centro Universitário Uninassau.

Com o avanço da idade, muitas mudanças ocorrem no corpo e na mente, o que pode gerar desafios emocionais e psicológicos. Por isso, é essencial adotar cuidados específicos para preservar a saúde mental e garantir uma vida mais plena e satisfatória nessa fase da vida. Na programação, atividades que fortaleceram o estímulo à socialização, manutenção da atividade física, ao aprendizado e à criatividade.

A psicóloga da Casa Lar Dona Palia, Danielle Pereira, destaca que essa ação traz o lazer, a integração, algo que também favorecer os cuidados com a saúde mental. “É um momento que, para eles, é muito importante, porque além de trazer essa estimulação cognitiva, é um momento que promove bem-estar, interação social, e não só entre eles, mas também com a comunidade e com outros equipamentos, com outras instituições. É a oportunidade que os idosos têm de ganhar e também ensinar para os profissionais”, disse Danielle.

A acadêmica do curso de enfermagem da Uninassau, Michelle Silva Barbosa, conta que a atividade foi baseada no projeto de extensão focado na saúde mental dos idosos.

“As atividades de arremesso de bola, passa bola e o tradicional bingo, são incentivos para saúde mental, para incentivar a interação social e estimular a situação cognitiva dos idosos. A depressão é um mal do século, que vem atingindo não só idosos, mas a população no geral. A gente sabe que nesses casos, ações recreativas vão ajudar na prevenção e combate da depressão e outros problemas psicológicos”, pontuou Michelle.