Educação de Aracaju assina pactuação para o Projeto Matemática Profuturo

Educação
28/03/2025 16h17
Início > Notícias > Educação de Aracaju assina pactuação para o Projeto Matemática Profuturo

A Secretaria da Educação de Aracaju assinou, na manhã desta sexta-feira, dia 28, a renovação do termo de pactuação com a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Paramitas para o “Projeto Matemática ProFuturo”, que promove a formação continuada para a melhoria da proficiência em matemática e o desenvolvimento de competências digitais dos educadores e alunos do Ensino Fundamental.

Para Willams dos Santos, diretor do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe) de Aracaju, o projeto tem como objetivo intensificar o processo de aprendizagem na rede municipal de ensino.

“No âmbito de todas as redes, é um desafio muito grande proporcionar um processo de aprendizagem para os alunos. Então, a utilização da plataforma Matemática ProFuturo vem hoje como uma ferramenta que pode potencializar a aprendizagem dos nossos alunos. Por isso, estamos fazendo essa pactuação para que possamos utilizar essa plataforma na nossa rede”, explicou.

Em Aracaju, estudantes de 44 escolas são atendidos pelo projeto e vão participar dos processos formativos, utilizando, em 2025, a plataforma que oferece jogos de matemática. O uso deve ser feito em práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores. “Essa é uma parceria que busca novas aprendizagens no que diz respeito à matemática”, disse a consultora extraordinária da Secretaria, Deyse Prado.

Segundo Tatiana Boletta, da Fundação Telefônica Vivo, a parceria vem para apoiar a Secretaria da Educação de Aracaju. “Essa parceria traz recursos digitais, formações e conteúdos pedagógicos para que os professores se apoiem na parte de inovação e tecnologia”

Já para a coordenadora pedagógica Michelle Chagas Matos, da Escola Manoel Bomfim, no bairro Bugio, é um grande prazer ter o projeto nas escolas. “Essa iniciativa traz inovação e tecnologia para a sala de aula, ainda mais aliada ao estudo da matemática, algo que é muito importante. Ela traz esse gosto de novidade, um avanço tecnológico e aproxima o aluno daquilo que faz parte do seu cotidiano.”