Estreantes se destacam nos 5km da Corrida Cidade de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
29/03/2025 18h51
Início > Notícias > Estreantes se destacam nos 5km da Corrida Cidade de Aracaju

Neste sábado, 29, aconteceu a 40ª Corrida Cidade de Aracaju, um dos eventos que marcam as celebrações dos 170 anos da capital sergipana. A competição reuniu mais de 10 mil inscritos, cada um trazendo sua própria história de superação e desafios vencidos ao longo do trajeto. O evento contou com três percursos distintos, atendendo a diferentes níveis de preparo e objetivos dos corredores. O trajeto mais curto, de 5 km, foi o mais popular, atraindo 3.902 atletas que buscaram testar seus limites ou simplesmente vivenciar a experiência de correr pelas ruas da cidade.

Acompanhando a largada dos 5km, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, comemorou o sucesso absoluto da 40° edição. A gestora falou da importância do evento para o turismo e a prática de atividade física. “Fico um pouquinho frustrada porque, dessa vez, não vou poder participar por conta do joelho. Mas no próximo ano, quero estar nessa. Estou aqui para incentivar a todos. Isso é celebração de saúde, da vida e dos 170 anos de Aracaju. Que todos os corredores permaneçam firmes e, mesmo nos momentos difíceis, não deixem de se exercitar, pois a atividade física é essencial para a saúde”, disse a prefeita.

 Mais que uma competição, a corrida é um momento de confraternização. É assim que a enfermeira Thamara Sena Barreto, de 39 anos, define sua estreia na Corrida Cidade de Aracaju. “É um evento para o qual as pessoas se preparam e aguardam com expectativa. Mais do que uma prova, é um momento de alegria, de encontro com amigos e de superação, para conseguir completar o percurso. Esta é minha primeira vez participando. No ano passado, não conseguimos nos inscrever, mas agora é realmente uma experiência de superação. Só de ver a Praça Fausto Cardoso já será uma grande emoção”, destacou.

Outro estreante na Corrida Cidade de Aracaju foi o vice-prefeito e secretário da Comunicação Social, Ricardo Marques, que enfrentou os 5 km ao lado da esposa, Cecília Marques. “Finalizamos mais essa corrida juntos, do início ao fim, superando cada quilômetro. Passamos pela Desembargador Maynard, Barão de Maruim, Rua da Frente e chegamos à Praça Fausto Cardoso. Foi uma experiência marcante, algo para levarmos para a vida: superação, determinação e a vontade de não desistir. É assim que a vida deve ser. Quero agradecer à prefeita Emília Correia, que não mediu esforços para que essa corrida acontecesse e brilhasse como parte das celebrações dos 170 anos de Aracaju. Isso daqui também é pertencimento. Vivência da nossa cidade”, destacou.

Estrutura e Segurança
A 40ª Corrida Cidade de Aracaju contou com uma estrutura reforçada para garantir conforto e segurança aos atletas. Foram disponibilizados mais ônibus e um novo local de embarque, mais amplo e sinalizado, facilitando o transporte dos participantes. Ao longo do percurso, houve reforço na iluminação e na segurança, com a presença da Polícia Militar, SMTT, Guarda Municipal e Exército. A hidratação foi garantida a cada 2 km, e a chegada foi ampliada, oferecendo mais pontos de recuperação e atendimento médico, com 16 ambulâncias e integração com o SAMU.

Além disso, a Prefeitura de Aracaju disponibilizou mais pontos de atendimento, guarda-volumes e banheiros, além de um espaço de convivência animado com DJ e banda ao vivo. No total, 500 staffs e coordenadores atuaram para dar suporte aos corredores, garantindo uma experiência segura e bem estruturada para todos.

Premiados 5km

Ranking Feminino - Corrida de 5km

1° Lind Braitt  
2° Deborah Santana Silva  
3° Andrea de Jesus Passos  
4° Lindjane Marinho Ferreiro Len  
5° Janine de Matos Pinto Anjos  
 
Ranking Masculino - Corrida de 5km

1° João Eduardo Santos Santana  
2° Gustavo Martins Pinheiro  
3° Alisson Barbosa do Santos  
4° Anderson Dias Pinto  
5° Lucas Gabriel dos Santos