Semfas: Usuários do Cras Pedro Averan participam de palestra sobre saúde bucal

Família e Assistência Social
31/03/2025 13h53
Início > Notícias > Semfas: Usuários do Cras Pedro Averan participam de palestra sobre saúde bucal

Na manhã desta segunda-feira, 31, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), realizou uma palestra sobre saúde bucal no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Pedro Averan, localizado no bairro Industrial.

Durante o encontro, o cirurgião dentista Rafael Ismerim, abordou temáticas relacionadas à escovação, prevenção de doenças e alimentação saudável, e entregou kits de higiene para os participantes, realizando também, ao final, uma escovação guiada com as crianças presentes. A coordenadora do Cras, Miraci Lemos, destaca a importância da dinâmica, sugerida como necessária pelos próprios assistidos.

“A função do Cras, entre outras, é de realizar ações que venham beneficiar a população do território onde está localizado, então essa ação integrada com o serviço de odontologia é necessária e foi resultado de um diagnóstico que fizemos com os próprios usuários e percebemos a necessidade de trazermos essa discussão, afinal de contas, educação e saúde bucal são necessárias todos os dias, sempre precisamos reciclar, reinformar, passar para a população informações que venham beneficiar e produzir uma qualidade de vida”, pontua Miraci.

Rafael Ismerim complementa relembrando que a saúde mental é uma pauta que deve ser implementada desde a infância. “A saúde começa pela boca, é de extrema importância ações como essa porque o cuidado começa já de pequeno, a instrução da saúde bucal, a realização da técnica correta para, sucessivamente, quando essa criança for se desenvolvendo, ela já vai crescer sabendo a forma correta de cuidar dos dentes. A gente vem também com o intuito de revisar com as pessoas mais velhas as técnicas e os ensinamentos para eles aprenderem e passar para os filhos”, explica o Ismerim.

Presente no encontro, a moradora da região, Márcia Maria dos Santos, descreveu o momento como enriquecedor. “É de extrema importância que os profissionais da saúde venham em locais em que as famílias mais carentes precisam de ajuda, precisam de orientação, porque a saúde bucal, como ele mesmo falou, é a porta de entrada para várias doenças, então a gente precisa realmente ficar atento, desde a gestação, como na idade adulta”, descreve Márcia.

Maria Cecília Gomes, de 10 anos, participou da palestra e também da prática da escovação, saindo do evento com diversidade de conhecimentos para levar para casa. “Gostei muito de hoje, eu aprendi a escovar direito os dentes e achei bem interessante que eles ensinaram usando uma boca de brinquedo, muito legal. Uma coisa que eu não sabia era como o fio dental é importante”, complementa.