Prefeitura de Aracaju: Controladoria-Geral busca soluções de governança digital e inovação

Controladoria Geral do Município
02/04/2025 19h05
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju: Controladoria-Geral busca soluções de governança digital e inovação

Aracaju dá passos para se tornar uma cidade cada vez mais inteligente. O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Município (CGM), Paulo Márcio Cruz, recebeu a visita do presidente do Instituto de Inovação de Sergipe (Inovase), Roger Barros e do representante do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Marcus von Borstel. O objetivo foi conhecer as soluções de cidades inteligentes, com foco em governança digital e inovação para a Prefeitura de Aracaju.

Segundo o presidente do Inovase, que já tem uma parceria com o ICI, a ideia é trazer experiências e tecnologias de sucesso, aplicadas em Curitiba, referência em inteligência artificial e inovação, para Aracaju. "A parceria com a prefeitura, ICI e Inovase pode trazer bons resultados para todos", afirma Roger Barros.

Durante a visita, o representante do ICI apresentou ferramentas como Prefeitura Atende, Ouvidoria Digital e Cidade App, que visam facilitar a vida do cidadão. Marcus von Borstel entende que a cidade inteligente “é a cidade que tem serviços na palma da mão do cidadão, para que o cidadão seja atendido mais rápido e mais eficazmente”.

Paulo Márcio ressaltou a importância de buscar soluções inovadoras para a gestão municipal, especialmente na área de Controle Interno e disse que numa cidade inteligente, o poder público atua de forma preventiva, por meio do uso de sistemas de monitoramento e de gerenciamento, que operam em tempo real. Ele disse que conheceu o ICI durante o evento “Smart City Curitiba 2025”, realizado no mês de março e visualizou a possibilidade de construir uma ferramenta específica para a controladoria.

“Nós apresentamos as nossas principais questões, demandas na área do controle interno e manteremos o contato permanente, e é possível, que possamos firmar essa parceria para a construção de uma ferramenta moderna, que facilite não só os processos internos mas o contato da prefeitura, por meio da controladoria, com a população. E como representantes do governo, estamos abertos a outras propostas, pretendemos conversar com outros institutos que atuam nessa área de soluções digitais, para governança digital”.

O secretário-chefe destaca ainda que Aracaju tem potencial para se tornar um referencial em administração inteligente e governança digital, não apenas no Nordeste, mas em todo o país. “Com a aplicação dessas ferramentas, a cidade pode mudar sua face e entrar definitivamente no século XXI”.

Por Ascom/CGM