Secretaria do Meio Ambiente firma parceria para coleta seletiva em Aracaju

Meio Ambiente
03/04/2025 16h52
Início > Notícias > Secretaria do Meio Ambiente firma parceria para coleta seletiva em Aracaju

Em mais um passo significativo rumo à sustentabilidade e efetividade da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), a secretária Emília Golzio, assinou, nesta quinta-feira, 3, um termo de compromisso para a implementação da coleta seletiva e coleta de óleo nas dependências da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). A iniciativa visa reduzir o impacto ambiental dos resíduos sólidos gerados diariamente e promover a sensibilização dos servidores.

A assinatura contou com a presença da secretária Emília Golzio, da diretora da Assessoria de Planejamento da Sema, Luciana Rodrigues, do presidente Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), Darcio Ferreira dos Santos e do presidente da Cat Óleos, Alessandro Santos. O termo estabelece diretrizes para a separação correta de materiais recicláveis e a destinação adequada de resíduos, além de parcerias com duas instituições.

De acordo com Golzio, a implementação do programa de coleta seletiva na Sema representa um avanço na gestão sustentável. "Nosso compromisso vai além do cumprimento da legislação ambiental. Queremos servir de exemplo para outras instituições, para os aracajuanos em geral e fomentar a cultura da reciclagem em toda a comunidade", destacou.

A medida prevê a sinalização das lixeiras, treinamentos periódicos para servidores e campanhas educativas sobre a importância da separação adequada dos resíduos. Além disso, os materiais recicláveis coletados serão destinados a cooperativas locais, promovendo inclusão social e dando exemplo para outras instituições. “Estamos muito felizes de finalmente ter acesso a Sema e o reconhecimento do nosso trabalho”, disse Dárcio.

Com a assinatura do termo, a Sema espera não apenas reduzir a quantidade de resíduos descartados inadequadamente, mas também estimular uma mudança de comportamento entre os servidores e a população. “É muito importante a nossa parceria. Muita gente ainda não entende a relevância do descarte de óleo como algo que beneficia o meio ambiente, mas parcerias como essa ajudam a entender”, contou Alessandro Santos.  

A expectativa é que, nos próximos meses, os resultados já possam ser percebidos na redução do volume de lixo e no aumento da reciclagem. A coleta seletiva faz parte de um conjunto de ações visando a sensibilização de atitudes sustentáveis que vêm sendo adotadas no município, reforçando a importância da participação de todos para a construção de um futuro mais verde e consciente.

Ascom/Sema