Servidores da Controladoria-Geral do Município (CGM) de Aracaju participaram da capacitação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), nos dias 02 e 03 de abril, com foco no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) – Ciclo 2025. A iniciativa visa garantir que todas as unidades gestoras estejam preparadas para aprimorar os portais de transparência e fortalecer a governança pública em Sergipe.
Durante o evento, técnicos do TCE/SE apresentaram as atualizações sobre os critérios de avaliação dos portais de transparência e os procedimentos de coleta de dados. O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), é uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em estados e municípios brasileiros.
O programa se baseia em uma série de critérios de avaliação que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria. Atualmente, Aracaju detém o Selo Ouro na transparência pública, com cerca de 88% de pontuação.
Segundo o assessor especial da CGM, Alex Carvalho, o objetivo da gestão é fortalecer a confiança da sociedade e avançar rumo ao Selo Diamante de Transparência. "Essa iniciativa é um passo importante para melhorar a governança pública em Aracaju e aumentar a transparência das informações públicas".
Por Ascom/CGM