Prefeitura de Aracaju promove qualificação voltada para os vendedores ambulantes

Formação para o Trabalho
09/04/2025 15h19
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju promove qualificação voltada para os vendedores ambulantes

Qualificar para o trabalho é uma saída muito assertiva para o aumento da geração de emprego e renda. Em razão disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal para o Trabalho (Fundat) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) promoveu, nesta quarta-feira, 9, no CajuHub da Coroa do Meio, o curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, voltado para vendedores ambulantes que trabalham na Orla de Atalaia e Orla Pôr do Sol. Além das técnicas de manipulação de alimentos, os vendedores também aprenderam sobre a importância da técnica de biossegurança, do atendimento ao cliente e sobre as relações interpessoais.

“A população aracajuana e os turistas que visitam essa cidade precisam ser bem atendidos por esses vendedores. Assim, eles multiplicam a experiência, retornam e passam mais tempo nesta cidade acolhedora, com pessoas qualificadas para atendê-los. O nosso foco é qualificar essas pessoas para uma mudança de atitude diante do seu público, trazendo segurança nessa relação, nessa venda de alimentos, trazendo também um relacionamento cordial com seu cliente respeitoso e ético”, afirmou Ana Rita Neiva, diretora de Formação Profissional da Fundat.

Segundo o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Fabiano Almeida Braga, a atual gestão tem uma preocupação genuína em relação aos serviços oferecidos para a população. “É importante haver essa capacitação de forma constante. Sabendo disso, a Emsurb tem provocado a Secretaria de Desenvolvimento, por meio da Fundat, a fim de promover esses cursos. E a gente tem mapeado os permissionários e incentivado que eles façam essas capacitações para estarem aptos a executar o melhor serviço possível”, destacou Fabiano Almeida Braga.

Com lotação máxima, a qualificação contou com a participação de 71 ambulantes, número total de vagas comportadas no auditório do Caju Hub. Para o vendedor ambulante de drinks Albertino Jesus Melo, o curso proporciona muito conhecimento, pois apesar de trabalhar há quase 30 anos no ramo, está apreendendo informações muito importantes. Albertino ainda ressalta que “Esse curso traz muito conhecimento para nós ambulantes, para a gente poder ficar mais esperto. Hoje em dia, o turista está a cada dia evoluindo, e tem vindo muitos turistas para cá, sem falar que Aracaju é uma cidade que futuramente vai expandir mais”.

Durante a formação, também foram trabalhadas habilidades socioemocionais, visto que existem algumas dificuldades nesse campo, e se trata de uma demanda da atualidade promover uma formação para além da parte técnica, buscando-se investir nas habilidades sócio comportamentais. “Com certeza, trabalhar as soft skills vai fazer a diferença, sobretudo na primazia do atendimento ao cliente. É fundamental saber atender, saber explicar ao cliente o que está sendo visto. Quando essas pessoas se tornam qualificadas e profissionalizam as suas atividades, ganha todo mundo: eles, o cliente e, principalmente, a cidade de Aracaju”, assegura a nutricionista Lucimara Santos, ministrante do curso.

Importante destacar a interação entre as instituições municipais envolvidas na promoção desta ação. Durante o evento, Ana Rita também expressou a satisfação do trabalho conjunto entre as duas parcerias. “É uma satisfação muito grande trabalhar em conjunto com a Emsurb visando um bem maior: a qualificação de um grupo tão importante para a sociedade. Trouxemos uma nutricionista para ser instrutora, que além de atuar na área, atua também como pesquisadora na área de saúde coletiva. Nosso objetivo é que as pessoas não tenham somente um certificado, mas que elas tenham total conhecimento para prestar um serviço de qualidade ao público com segurança, com ética e com bom atendimento ao seu cliente”.

A diretora ainda convidou as pessoas a participarem não somente de boas práticas de manipulação de alimentos, mas de todas as qualificações oferecidas pela Fundat, que, inclusive, com a Prefeitura, está ampliando o portfólio de cursos, passando de 120 para 140. “Esses 20 cursos novos são inovadores e todas as pessoas podem fazer. Inclusive o público que está aqui, que já foi convidado, a continuar estudando, a continuar se qualificando, porque sabemos que o mercado de trabalho exige pessoas qualificadas e a Fundat está aí. É a casa da qualificação profissional que está à disposição de todos os aracajuanos”, finaliza.