A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), visitou nesta quinta-feira, 10, alguns pontos do bairro Cidade Nova, situado na Zona Norte de Aracaju. O objetivo foi mapear e monitorar as áreas de risco, com o intuito de prevenir o agravamento do quadro atual. A ação realizada nessa região contou com a participação de voluntários dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). Essa ação faz parte do plano de 100 dias da gestão municipal e já passou por vários bairros.
O técnico eletricista, José Edval Oliveira, é voluntário desde 2018, quando foi lançado o Nupdec no bairro Cidade Nova. “A Defesa Civil tem feito um trabalho muito importante aqui no bairro. Aliás, não só no bairro, mas na cidade toda. A gente precisa desse apoio, pois quando a chuva chega causa muitos estragos porque aqui é uma das principais áreas de risco de Aracaju. Eu me sinto feliz em contribuir com o mapeamento no meu bairro”, destacou.
De acordo com o técnico de Proteção e Defesa Civil de Aracaju, Bruno Martins, o principal objetivo do mapeamento participativo é aprimorar o levantamento oficial das áreas de risco de Aracaju. “A prevenção é uma das cinco frentes de atuação da Defesa Civil. Quando a gente vai a campo, mapeia a área, pois ela não pode sofrer uma intervenção humana sem um respaldo técnico adequado, para não provocar deslizamento de terra. É necessário que haja uma contenção adequada para a realidade daquela encosta. Então, esse trabalho é de suma importância para que não haja, com o passar do tempo, o agravamento do quadro de risco na nossa capital”, explicou.
Ainda segundo o técnico de Proteção e Defesa Civil de Aracaju, foram realizados cinco mapeamentos este ano. "A nossa equipe visitou os bairros Santa Maria, Porto D'Antas, Soledade, América e Industrial. Esses locais são os mais afetadas pelos eventos climáticos extremos. Por isso, a importância do mapeamento junto à comunidade. Essas visitas são feitas a cada semestre com o intuito de auxiliar nas ações de prevenção e resposta”, ressaltou.
Reconhecimento
A diarista, Lícia Santos, mora no bairro Cidade Nova há 30 anos. Para ela, o trabalho preventivo é fundamental para orientar à população. “A gente se sente segura quando vê os agentes da Defesa Civil aqui na região, pois eles buscam conhecer ainda mais o bairro. Isso mostra preocupação e responsabilidade. Digo isso porque não adianta visitar nosso bairro só na época de chuva. É importante vir antes”, afirmou.
O aposentado, Arlindo Pereira, também demonstrou satisfação com o mapeamento feito na localidade. “Isso é muito bom para nós moradores. A gente se sente prestigiado pelas autoridades, principalmente porque aqui é um bairro carente. Nós precisamos dessa atenção da Defesa Civil. Algumas dúvidas surgem e a gente aproveita esclarecer tudo ”, pontuou.