Prefeitura de Aracaju promove primeira pré-conferência dos direitos da pessoa idosa

Família e Assistência Social
15/04/2025 14h14
Início > Noticias > 109799

A Prefeitura de Aracaju, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdi), vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), realizou nesta terça-feira, 15, a primeira pré-conferência que discute os direitos da pessoa idosa. O evento aconteceu no Centro-DIA, no bairro São Conrado, com a presença de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e os idosos da região.

As pré-conferências são realizadas nos cinco territórios da capital sergipana e têm como objetivo promover debates sobre a proteção da população idosa, fortalecendo a participação social na construção de políticas públicas. Ao fim, as demandas serão levadas para as conferências estadual e nacional.

A secretária da Família e da Assistência Social de Aracaju, Simone Valadares, destaca a prioridade em trabalhar com pautas voltadas para os idosos. “Esse momento é importante, um momento de discussão, de reflexão, de discutir o que precisa para melhorar as condições de vida da população idosa. A gente sabe que a população brasileira está envelhecendo e a gente precisa de cuidá-los”, declarou a secretária.

Para a presidente do Comdi, Maria José Matos, a pré-conferência é o momento no qual o idoso se torna o protagonista porque é onde ele propõe e discute políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida.

“Aqui vamos discutir o que é necessário para que o município de Aracaju possa promover melhorias para os idosos por meio das políticas públicas sugeridas por OSCs. que atuam com o público idoso e sociedade no geral. Além disso, nesta e nas próximas quatro conferências serão formados delegados que levarão as demandas dessas cinco pré-conferências para a conferência estadual e, posteriormente, para nível nacional”, destacou Maria José Matos.

Representante da Companhia Artística Mafuá, que atua no território da primeira pré-conferência, Patrícia Melo, pontua que participar desse momento é uma satisfação porque é um momento onde os idosos têm a oportunidade de se expressar.

“Os nossos idosos trabalham com arte, com cultura, geração de renda também na nossa entidade, e a gente não tem oportunidade de falar sobre as nossas dificuldades aqui da região deles. É extremamente interessante estarem, nesse momento, debatendo, conversando com a sociedade, conversando com outras entidades, trocando informações e principalmente se fortalecendo”, disse Patrícia.

Para Rosemeire Costa, de 66 anos, esse espaço é fundamental para transformação ao cuidado com a população idosa. “Para mim é uma coisa muito boa. Eu participo do grupo de dança do Cras, é a melhor coisa do mundo, você sai do estresse, traz saúde para a sua mente. Sou prova disso tudo porque eu saí de um problema de depressão dançando. Hoje eu digo a todos os idosos que participem de todas atividades para melhorar a qualidade de vida e que possam ter o direito de voz”, afirmou.

Próximas edições da pré-conferência

22 de abril: Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, bairro Bugio;

29 de abril: Salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rua José Araújo Neto, bairro São Conrado;

6 de maio: Legião da Boa Vontade (LBV), rua Reis Lima, no bairro Industrial;

13 de maio: Cras Maria Diná, bairro 17 de Março