Educação de Aracaju amplia Busca Ativa para alunos do Bolsa Família

Educação
16/04/2025 14h25
Início > Notícias > Educação de Aracaju amplia Busca Ativa para alunos do Bolsa Família

A Educação de Aracaju está ampliando a Busca Ativa dos alunos que recebem o benefício do Bolsa Família, para garantir que os pais possam continuar recebendo o valor, assegurando que os estudantes continuem na escola e, consequentemente, evitando a evasão escolar, que contribui para as taxas de analfabetismo.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que exige o cumprimento de condicionalidades nas áreas da saúde, assistência social e educação, para continuar funcionando. No que se refere à educação, os alunos precisam estar na sala de aula para que o benefício continue sendo repassado às famílias.

“No que se refere à educação, nós somos responsáveis pelo acompanhamento da frequência escolar dos alunos da faixa etária de 4 a 17 anos e 11 meses, cuja frequência precisa ser de 75%, e dos de 4 e 5 anos, cuja frequência precisa ser de 60%, sendo a Secretaria da Educação responsável por esse atendimento”, explicou a técnica do Bolsa Família da Secretaria da Educação, Ellyneide Oliveira.

O acompanhamento é feito a cada dois meses, sendo cinco vezes por ano, já que não são contados os meses em que as crianças estão de férias. A Secretaria acompanha 54 mil alunos.

Hoje, a Secretaria da Educação enfrenta um grande desafio: alunos que estão na plataforma do sistema de acompanhamento, mas não têm a informação da escola em que estudam. Uma Busca Ativa foi realizada, e constatou-se que oito mil alunos estão nessa situação.

Desde o início da atual gestão, foi montada uma força-tarefa junto ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), para acolher esses alunos, a fim de que eles continuem estudando e não percam o benefício. “Em 2025, a Educação de Aracaju irá em busca de diminuir, cada vez mais, os índices de alunos sem informação na escola”, destacou Ellyneide Oliveira.