Prefeitura de Aracaju inaugura Praça Pedro Paes Mendonça no bairro Jardins

Agência Aracaju de Notícias
24/04/2025 18h30
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju inaugura Praça Pedro Paes Mendonça no bairro Jardins

A prefeita Emília Corrêa inaugurou, nesta quinta-feira, 24, a Praça Pedro Paes Mendonça, localizada no encontro da Avenida Dr. José Machado de Souza com a Rua Vereador Lucilo da Costa Pinto, no bairro Jardins. O equipamento urbano é resultado da parceria público-privada entre a Prefeitura de Aracaju e a Construtora Moura Dubeux.

“É um presente que Aracaju recebe e que já agradece”, disse a prefeita Emília Corrêa durante a solenidade de inauguração. A prefeita destacou a importância da área verde para os espaços públicos da cidade e elogiou o projeto que harmoniza espaços naturais com as construções. “A área verde que tem aqui já nos dá um bem-estar e a gente quer tornar Aracaju uma cidade conhecida exatamente pelo verde que a gente vai implantar, porque infelizmente em gestões passadas não existiram o verde”, afirmou.

Com investimento de aproximadamente 800 mil reais, a praça ocupa cerca de nove mil metros quadrados. Desta área, pouco mais de 1.500 metros quadrados foram pavimentados e todo o resto é destinado à área verde, oferecendo um espaço amplo para o contato com a natureza e momentos de lazer. O local conta com quadra de beach tênis, beach place, parque infantil, pergolados e estacionamento com capacidade para 28 veículos. Toda a estrutura foi construída pela Moura Dubeux com o uso de madeira de reflorestamento. A intervenção é mínima e mantém intactas as árvores de médio e grande porte existentes.

A história do projeto

Diego Villar, CEO da construtora, conta que quando a empresa chegou em Aracaju, há cerca de dois anos, seus membros se deparavam constantemente com o matagal crescente no terreno abandonado que havia na região e, ao entrarem em contato com a Prefeitura, entenderam que já havia um projeto para o local. A partir daí, a parceria foi firmada e agregou empresas e órgãos de modo a viabilizar a construção da praça.

“A gente procurava entender de quem era esse terreno para a gente poder limpar ele, deixá-lo com uma qualidade de vizinhança melhor. O nosso time decidiu fazer essa doação para a cidade, executando a obra. Doar a praça como um gesto para que a gente pudesse não só valorizar mais ainda o local, mas a cidade que tem uma excelente infraestrutura”, disse o CEO da empresa que, nas palavras dele, já se sente aracajuano e está comprometido a continuar investindo na capital.

Para o vice-prefeito e secretário de comunicação Ricardo Marques, o formato da parceria, público-privada, é um dos pontos altos do projeto. “Além de ser um espaço de recreação para a comunidade aqui no Jardins, o espaço demonstra e aponta um novo formato para a gente trazer esses espaços para a cidade, que é uma parceria do poder público com o poder privado. Aqui, as empresas que estão construindo edifícios ao redor aproveitam e constroem uma praça diferenciada. Isso é bom para a cidade, é bom para o próprio empreendimento que vai ser erguido aqui e é bom para todos, principalmente com uma área dessa verde”.

Aprovação da população


Advogado e morador do bairro, Caio César Santos elogiou o aproveitamento do espaço. “Acho muito importante nós temos mais áreas de lazer no nosso município, nessa região aqui que tem poucas e está se desenvolvendo humanisticamente. Ter um acesso diferenciado assim, não só para as pessoas mas também para os pets, é muito necessário”, disse.

Richard Santos é ajudante de pedreiro e trabalha em frente à praça. Ele revela que a fresca e a sombra das árvores serão grandes aliadas em seus horários de descanso. “Foi uma boa iniciativa. É um espaço de lazer tanto para os moradores quanto para os visitantes. Tá bonito, vou aproveitar bastante.”
s
“A gente tem certeza que o verde vai trazer as famílias de volta a essas praças que hoje, muitas, não são mais visitadas”, comentou o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermando Junior, sobre os benefícios à população. “É bom para o meio ambiente e para o bem-estar das pessoas, que vão poder estar se exercitando, passeando, curtindo, vivendo com as suas famílias. Isso, para um ambiente empresarial e residencial como esse, ao lado de um shopping, é muito satisfatório”.

Durante a solenidade, uma representação esculpida do homenageado Pedro Paes Mendonça, empresário pioneiro no ramo de supermercados no Brasil, foi revelada no jardim da praça.