Semfaz integra oficina do Planejamento Estratégico 2025-2028 de Aracaju

Fazenda
07/05/2025 13h24
Início > Notícias > Semfaz integra oficina do Planejamento Estratégico 2025-2028 de Aracaju

A Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), participou da oficina de criação do Planejamento Estratégico do município, promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e realizada nos dias 6 e 7 de maio, no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). O evento marcou o início do planejamento para o período de 2025 a 2028, alinhando ações e metas estratégicas em consonância com o Plano Plurianual (PPA) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com o objetivo de construir um modelo de gestão mais eficiente, a oficina abordou temas como definição estratégica (missão, visão e valores), construção da Matriz SWOT por secretaria e a elaboração dos Termos de Abertura de Projetos (TAPs), além da aplicação das metodologias 5W2H e SMART para estruturação de projetos e metas.

Durante o evento, a equipe da Semfaz, composta pela secretária executiva institucional, Mayara Teixeira; o chefe da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Gilton Carvalho; e a assistente técnica do setor, Beatriz Mendonça, participou ativamente dos debates e contribuições na elaboração de projetos intersetoriais, buscando soluções que promovam uma economia dinâmica, a equidade social e a sustentabilidade urbana.

"A oficina marca o início de um processo essencial para o alinhamento estratégico das ações do município. Estamos consolidando um modelo de gestão que envolve não apenas o planejamento, mas também o monitoramento constante das metas estabelecidas. A participação da Semfaz nesse processo reforça nosso compromisso em garantir uma administração mais eficiente e transparente", destacou a secretária Executiva Institucional da Semfaz, Mayara Teixeira.

Para o chefe da Asplandi, Gilton Carvalho, a oficina foi um marco para a integração das ações estratégicas da secretaria. "Hoje estamos passando da fase dos 100 dias para um planejamento mais estruturado. É o momento de consolidar as ações já iniciadas e alinhar novas estratégias com foco na capacitação dos servidores e no fortalecimento dos setores. A partir desse ponto, teremos um acompanhamento mais detalhado dos projetos, garantindo que cada etapa esteja alinhada com os objetivos da gestão", afirmou.

O evento também contou com a apresentação da plataforma Target, um software de governança que permitirá o acompanhamento em tempo real dos projetos estratégicos, promovendo maior transparência e integração entre as secretarias municipais. O sistema será alimentado pelos assessores de planejamento, possibilitando que gestores e a prefeita acompanhem o progresso das ações e metas de forma dinâmica.

O Planejamento Estratégico 2025-2028 estabelece três eixos centrais: Gestão Estratégica e Inovação, Transformação Urbana e Mobilidade, e Equidade Social. A implementação desses projetos visa a construção de uma Aracaju mais inclusiva, moderna e sustentável.