Nova Aracaju: Prefeitura realiza segundo dia de oficinas do Planejamento Estratégico 2025-2028

Planejamento e Orçamento
08/05/2025 14h31
Início > Notícias > Nova Aracaju: Prefeitura realiza segundo dia de oficinas do Planejamento Estratégico 2025-2028

A Prefeitura de Aracaju deu continuidade, nesta quarta-feira, 7, ao ciclo de oficinas do Planejamento Estratégico 2025-2028, conduzido pelas Secretarias Municipais de Governo (Segov) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog). As atividades aconteceram no auditório da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), reunindo representantes de todas as pastas da gestão municipal para a realização de dinâmicas voltadas à construção colaborativa de projetos.

As oficinas permitiram extrair das equipes técnicas ideias concretas para a estruturação de um banco de projetos por Secretaria, alinhado ao plano de governo do município e que também será integrado ao novo Plano Plurianual (PPA). O secretário de Governo de Aracaju, Itamar Bezerra, participou das oficinas e afirma que a iniciativa visa trazer novidades, melhorias para os cidadãos e grandes projetos em todas as áreas para Aracaju.

“Foram dois dias de aprendizados e somas de esforços para pensarmos uma nova Aracaju. São cabeças pensantes unindo forças em prol do melhor para nossa cidade. Parabenizo cada um que veio e participou nesses dois dias, e tenho certeza que resultará em bons resultados”, enfatiza o secretário Itamar.

Coordenadora-geral de Planejamento Seplog, Benigna Silva pontua que o objetivo do planejamento foi justamente pensar em ações pontuais que trarão bons resultados. “Nesse momento em que unimos as Secretarias para pensarem, juntas seus projetos, resgatamos ideias que vão contribuir para uma gestão mais eficiente. Agora, vamos validar essas propostas com cada titular de pasta e consolidar o banco de projetos que norteará a atuação da Prefeitura nos próximos quatro anos”, detalha.  

Trabalho integrado e assertivo


Assessora técnica da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) na Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Rosemari Roiz enfatiza que as oficinas proporcionaram uma oportunidade de diálogo franco e bem estruturado entre todas as frentes que compõem a administração de Aracaju. “Foi interessante podermos conversar com outras Secretarias. Conseguimos alinhar ideias, buscando soluções viáveis, práticas e executáveis para cumprir o que foi planejado pela gestão. O principal resultado desse processo é a integração. Esse apoio mútuo fortalece a intersetorialidade”, afirma Rosemari.

Diretor de Políticas Públicas da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejesp), Matheus Andrade destaca que as oficinas de planejamento têm sido uma experiência rica e essencial para pensar soluções inovadoras e adaptadas à realidade de Aracaju. “A iniciativa mostra o compromisso da Prefeitura em ouvir diferentes perspectivas e desenvolver projetos que respondam às demandas reais da população, como segurança em espaços públicos e ampliação de oportunidades para jovens talentos. É uma forma de aproximar o cidadão do poder público, para que ele compreenda os serviços disponíveis e saiba onde encontrar apoio”, expressa.

A continuidade do evento de Planejamento Estratégico também se destacou pela criação de um banco de projetos, o qual será validado com os secretários de cada pasta. Este banco servirá como guia para as ações da gestão nos próximos anos, garantindo que todas as iniciativas estejam alinhadas ao plano de governo do município e ao PPA. A união das Secretarias na construção de soluções conjuntas fortalece a ideia de uma gestão integrada e eficiente.