Vereadores aprovam PL do Executivo que cria Secretaria Municipal da Cultura

Agência Aracaju de Notícias
13/05/2025 21h11
Início > Noticias > 110248

Os vereadores de Aracaju aprovaram nesta terça-feira, 13, o substitutivo ao Projeto de Lei nº 41/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação e organização básica da Secretaria Municipal da Cultura em Aracaju, integrando-a à Administração Pública Municipal e definindo suas competências, estrutura e funcionamento.

Ficará sob a competência da pasta a coordenação do Sistema Municipal de Cultura e a execução do Plano Municipal de Cultura, além da preservação do patrimônio cultural, fomento à economia criativa e democratização do acesso à cultura e articulação com entes públicos, privados e internacionais.

Para a prefeita Emília Corrêa, a criação da Secretaria Municipal da Cultura representa um avanço da capital no fomento a atividades e manifestações culturais.

“Mais do que uma felicidade para a nossa gestão, essa secretaria representa uma conquista para todos os atores culturais do nosso município, para a preservação da nossa memória e do patrimônio cultural. Com ela, colocamos a cultura como uma área estratégica para o desenvolvimento de Aracaju”, disse a prefeita.

A estrutura organizacional da secretaria envolve o órgão colegiado com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).

O PL também prevê o detalhamento do Fundo de Desenvolvimento Cultural, com a  finalidade de garantir suporte financeiro à execução da política cultural do município, que será gerida pela Secretaria Municipal da Cultura e terá como objetivo viabilizar financeiramente programas, projetos, ações e atividades culturais,  prioritariamente por meio de editais públicos de fomento.

A aplicação dos recursos observará as diretrizes do Plano Municipal de Cultura e deverá priorizar a promoção da diversidade cultural, a valorização do patrimônio imaterial e material, a formação  artística e a democratização do acesso aos bens e serviços culturais no território municipal.