Para evitar a proliferação dos quebra-molas irregulares em vias dos diversos bairros da capital, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) mantém um canal de comunicação aberto com a população que pode, através de requerimento, solicitar a instalação de equipamentos que induzam os motoristas a trafegar em velocidades menores. De acordo com o coordenador de Trânsito da SMTT, major PM Gledson Lima Alves, embora o Código de Trânsito Brasileiro priorize a não colocação deste tipo de obstáculo, há locais onde a grande ocorrência de acidentes, devido a imprudência e imperícias dos condutores, exige que se tome esse tipo de medida. Nós sempre priorizamos a fluidez e a segurança do tráfego. Como há muitos condutores que insistem em não observar vias preferenciais, presença de escolas e a velocidade adequada para o local, nós temos colocado lombadas e uma ostensiva sinalização horizontal e vertical para que eles obedeçam às normas de trânsito, evitando riscos, esclareceu o major. A colocação indevida de um quebra-molas ou de qualquer outro obstáculo que interfira no fluxo do trânsito, também é expressamente proibida e poder acarretar problemas para o responsável. Nossas equipes de fiscalização também andam atentas a isto. Assim que detectamos um quebra-molas irregular, solicitamos a imediata remoção, afirmou Lima Alves. Requerimento Segundo o coordenador de Trânsito, o correto procedimento é que a comunidade recolha o maior número possível de assinaturas, anexe um texto descrevendo claramente o problema e encaminhe à SMTT, protocolando a solicitação. Assim que este procedimento for efetuado, o superintendente Bosco Mendonça determinará que o Núcleo de Planejamento faça a verificação no local. Sempre que detectamos um ponto crítico, a solicitação é atendida de imediato. Já há outras situações onde o reforço da sinalização vertical já atinge os objetivos desejados, detalha o coordenador de Trânsito. Ainda segundo Lima Alves, toda vez que a comunidade entender que está sendo ameaçada por riscos dessa natureza deve, de imediato, se dirigir ao órgão que mantém um corpo de técnicos capacitado para propor a solução de qualquer problema envolvendo o trânsito da capital. Nossa meta e a determinação do superintendente é de que busquemos implementar cada vez mais medidas para tornar o trânsito de Aracaju eficiente e seguro para os cidadãos, salientou. Padrão Segundo a Resolução de número 39 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta a colocação das lombadas, os chamados quebra-molas, existem dois tipos de obstáculo: o tipo 1 é para vias onde se deve trafegar a no máximo 20 km/h , onde não haja circulação de transporte coletivos, cuja medida é 1,5 m de comprimento por 8 cm de altura na largura de toda a pista. Já o tipo 2, é previsto para vias rurais e coletoras locais com velocidade de até 30 km/h, onde a medida é 3,7 metros de comprimento por 10 centímetros de altura na largura de toda a pista. Em ambos os casos é necessária a sinalização horizontal e vertical adequada para alertar aos motoristas quanto à presença do obstáculo.